domingo, 29 de outubro de 2006

LULA É REELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito neste domingo (29) para a Presidência da República. O candidato do PT liderou a disputa pelo Palácio do Planalto, com chances de vitória no primeiro turno, desde o início da campanha eleitoral.


Com mais de 90% das urnas apuradas, Lula não pode mais ser alcançado pelo seu adversário, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

A reeleição de Lula foi confirmada às 19h12, momento em que o TSE já havia apurado os votos de 85,75% das seções. Naquele instante, Alckmin deixou de ter condições de alcançar o petista: Lula tinha 50.516.442 votos (60,57%), contra 32.889.541 (39,43%) do tucano.

Lula chegou ao segundo turno após obter 46,6 milhões, contra 39,9 milhões de Geraldo Alckmin.


Perfil


Sua carreira como líder político coincide com a pressão popular pela abertura política durante o regime militar. À frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o então torneiro mecânico catalisou a vontade de setores sociais que queriam o fim da ditadura.

Filho de lavradores, Lula migrou para São Paulo com a mãe, dona Eurídice, e sete irmãos quando tinha 7 anos. A viagem durou 13 dias, em um caminhão pau-de-arara. Em São Paulo, a família foi morar no Guarujá, para se juntar ao pai de Lula, Aristides, que havia migrado alguns anos antes.

Em 1956, a mãe e os filhos mudam para São Paulo, onde inicialmente moram em um quarto nos fundos de um bar na Vila Carioca. Lula começa a trabalhar aos 12 anos, como engraxate e entregador de uma tinturaria.

Seu primeiro trabalho com carteira assinada foi em uma metalúrgica, quando ele tinha 14 anos. Em 1963, conclui curso de torneiro mecânico no Senai e no ano seguinte, na Metalúrgica Aliança, sofre o acidente que lhe custou o dedo mínimo da mão esquerda.

Em 1966, quando trabalhava nas Indústrias Villares, Lula começa sua militância sindical, por influência do irmão mais velho, Frei Chico. Nesse mesmo ano, perde sua primeira mulher, a operária Maria de Lourdes, e o filho, durante o parto. Nos anos seguintes, intensifica sua militância sindical.

Em 1972, é eleito primeiro-secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Entre 1975 e 1978, assume por duas vezes a presidência do sindicato. As greves lideradas por Lula à frente dos metalúrgicos nesse período aumentam a pressão popular pelo fim da ditadura.

Em fevereiro de 1980, Lula, intelectuais, sindicalistas e acadêmicos fundam o Partido dos Trabalhadores. Três anos mais tarde, ele participa da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores). No ano seguinte, integra o movimento das “Diretas Já”.

Em 1986, é o candidato mais votado (650 mil votos) à Assembléia Nacional Constituinte. Em 1989, tenta pela primeira vez a presidência, mas perde a eleição para Fernando Collor de Mello, candidato do PRN. Em 1994, tenta de novo a presidência, mas perde de novo, desta vez para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Lula perderia de novo para Fernando Henrique quatro anos mais tarde, no primeiro turno da eleição.

Em 2002, seria enfim eleito presidente da República com o maior número de votos já obtido por um político até então (52,4 milhões de votos). Casado com Marisa Letícia da Silva, tem cinco filhos, três em comum com a primeira-dama.

0 Comentários em “LULA É REELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --