terça-feira, 31 de outubro de 2006

Lula: “O Brasil saiu mais unido do que quando entrou nesta campanha”


A seguir, principais trechos do discurso de Lula no ato de comemoração da vitória na Avenida Paulista, domingo à noite.

“O Brasil vive um momento mágico de sua história. Pela primeira vez o povo resolveu ser o artista principal e não ser o coadjuvante da política brasileira. Nos momentos mais difíceis que o nosso governo enfrentou, quem levantou a cabeça foi o povo brasileiro para dizer: Nós não aceitamos o que está acontecendo no Brasil.

Eu acho que nós vamos ter um segundo mandato com muito mais responsabilidade do que tivemos no primeiro. Até porque, agora, eu não vou mais me comparar com o governo passado, porque esse nós já derrotamos. Eu agora preciso me comparar com os quatro primeiros anos do meu governo. Agora é Lula se comparando a Lula e não Lula se comparando aos meus adversários. A nossa responsabilidade aumenta, e aumenta substancialmente.

Eu quero agradecer aos companheiros do PT, às companheiras do PT, porque este partido foi construído com muito sacrifício. Eu sei o que esta mulher (Dona Marisa) aqui sofreu para eu construir o PT junto com vocês. Portanto, nós não temos o direito moral, ético e político de cometer erros daqui para frente. Não temos o direito, porque quando a gente fala no PT, a gente não fala da direção do PT, a gente fala em milhões e milhões de mulheres e homens. Dos catadores de papel da cidade de São Paulo, desde os sem-teto do Rio de Janeiro a empresários, a trabalhadores organizados em categorias profissionais, a educadores, a funcionários públicos. O PT é mais do que um partido, o PT é uma instituição da política deste país e precisa ser respeitado.

(...)

É da nossa responsabilidade, e eu tenho consciência do que significa o segundo mandato, eu tenho consciência que o desenvolvimento econômico, a distribuição de renda e a educação de qualidade são três fatores fundamentais pelas quais o Brasil vai ingressar no rol dos países desenvolvidos. Nós provamos que é possível consolidar a democracia.

Naquele Palácio do Planalto, que só entrava reis, presidentes, primeiros-ministros, princesas, banqueiros e grandes empresários, agora continua entrando todos eles, mas entra também os moradores de rua, entra também os catadores, entra os sem-teto, entra os sem-terra, entra os pequenos agricultores, entra as mulheres, negros, índios, entra a sociedade brasileira, que é muito maior do que aquilo que muitas vezes a gente lê ou vê na televisão.

A sociedade brasileira é construída por todos nós e sabemos o que significa a conquista dos afro-descendentes deste país nas universidades brasileiras, o que significa a participação da mulher, o que significa a participação dos sem-teto. Eu quero dizer para vocês: o Brasil saiu mais unido do que quando entrou nesta campanha. Agora, vou governar o país para todos os brasileiros sem distinção. Mas, na minha cabeça e nas minhas ações os mais pobres terão a preferência da política pública do nosso governo, porque nós precisamos transformar o Brasil num país justo. As pessoas têm que ter o direito de tomar café da manhã, almoçar e jantar e já conseguimos isto com o Bolsa Família. Mas, as pessoas querem trabalhar, querem ter acesso à cultura, querem ter acesso ao lazer, querem ter acesso à cidadania plena, que é o direito de conviver em harmonia com a sua família e com a sociedade. E esse compromisso não é um compromisso é uma profissão de fé. Eu sei o que é um pobre deste país não ser tratado como cidadão, eu sei o que é um pobre deste país ser condenado a indigente, eu sei o que é um pobre deste país, para sobreviver, vender alguma coisa aqui nesta Avenida Paulista e é escorraçado todo santo dia como se fosse um bandido.

(...) Essa eleição eu não devo a ninguém, a não ser ao povo brasileiro. Por isso eu quero agradecer a vocês que acreditaram, que defenderam o governo mesmo nos momentos mais difíceis. Que Deus abençoe todos vocês. Que Deus permita que a gente tenha força para fazer um governo muito melhor, com mais produtividade para o povo brasileiro. E eu quero agradecer a cada um de vocês que trabalhou, que acreditou, que enfrentou desaforos, que enfrentou provocações, que enfrentou perseguições.

(...) Esta é uma vitória que me deixa realizado como político, porque foi a vitória dos de baixo contra os de cima, é o andar de baixo que chegou lá em cima. E eu não tenho vergonha, pode ter certeza, que jamais abdicarei do lado que eu sou, eu jamais deixarei de compreender de onde eu vim, para onde eu quero ir, e eu não quero ir sozinho, eu quero ir com 190 milhões de brasileiros para melhorar a vida de todo mundo.

Um grande abraço, um beijo para todos vocês, porque amanhã em tenho que estar às 10 horas da manhã em Brasília, tenho que começar a trabalhar porque agora a gente vai ter que ser mais rápido, mais ágil, vamos ter que fazer mais do que já fizemos, as professoras vão melhorar de vida, a educação vai melhorar neste país, o emprego vai melhorar neste país e, certamente, o povo pobre vai conquistar a sua cidadania. Um beijo e que Deus abençoe todos vocês companheiros, muito obrigado por tudo o que vocês fizeram”.

0 Comentários em “Lula: “O Brasil saiu mais unido do que quando entrou nesta campanha””

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --