Especialistas nacionais e internacionais participam hoje (16) e amanhã (17) em Brasília do Encontro Internacional sobre Poluição Doméstica, Fogões Ecológicos e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é elaborar um plano de ação para reduzir a poluição no ambiente doméstico produzida por fogões a lenha. O encontro começa às 9 horas no auditório do Ministério das Cidades.
De acordo com os organizadores do encontro, nas zonas rurais de países em desenvolvimento, e até mesmo em áreas urbanas, uma prática bastante usual é a queima de combustíveis sólidos como a lenha, carvão mineral e vegetal, e resíduos orgânicos para obtenção do fogo e sua energia térmica. No Brasil, o alto custo do botijão de gás ou sua indisponibilidade obriga parcelas mais carentes da população a utilizarem fogões a lenha primitivos que, ao mesmo tempo que possuem baixo aproveitamento energético, também geram fumaça no ambiente da cozinha.
Os participantes vão explorar alternativas apropriadas à realidade brasileira, incluindo o conceito de fogões ecológicos - tecnologia que transforma o uso da lenha num processo mais moderno e humano, já que evita a exposição à fumaça e fuligem.