segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E ai José Serra? Como que fica? Cresce 44,32% número de casos de dengue em Santos

O número de casos de dengue confirmados até o último dia 18 em Santos é 44,32% maior que o registrado pela Seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Seviep/SMS) em todo o ano passado.

Das 486 notificações feitas este ano, de acordo com a Seviep, 127 tiveram resultado positivo. Em 2008, foram confirmados 88 casos, de um total de 790 notificações. Em 2007, entre as 1.496 notificações feitas à seção, houve a confirmação de 839 casos.

"Não é caso de alarmar a população, mas de alertar", afirmou o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Marcelo Brenna. Segundo ele, o coeficiente de infestação do mosquito Aedes aegypti ainda é baixo, mas as pessoas não devem relaxar os cuidados. "Enquanto tem a presença do vetor, o risco existe".

Na avaliação do coordenador, uma das explicações para o aumento verificado está nas chuvas que caíram no segundo semestre e também no calor das últimas semanas.

"Percebemos que essa infestação sofreu um aumento em relação a agosto", comparou Brenna. "Isso mostra que devemos redobrar a atenção com relação às medidas de controle, que podem e devem ser realizadas no dia a dia".

Outra medida destacada pelo coordenador para auxiliar no combate ao mosquito é facilitar a entrada dos agentes do programa nas residências ­ desde que devidamente identificados.

Os agentes do programa deverão concluir o recadastramento dos imóveis classificados como especiais e pontos estratégicos ­ os primeiros são locais de grande concentração, como praças esportivas, clubes e escolas; e pontos estratégicos são lugares que podem servir como criadouros do mosquito, como ferros-velhos, borracharias e pátios de contêineres. Para dar conta do trabalho de combate e prevenção, o programa conta com 150 agentes.

Balanço

De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, os casos de dengue em todo o Brasil caíram 46,3% nas 30 primeiras semanas de 2009 em relação ao mesmo período de 2008 (1º de janeiro a 1º de agosto). Foram 406.883 notificações neste ano, contra 758.051 no ano passado. Em todo o País, segundo o ministério, os casos graves de dengue caíram 79,2% e passaram de 20.579 nas 30 primeiras semanas de 2008 para 4.281 no mesmo período deste ano.

Esses casos correspondem à soma dos registros de Dengue com Complicações e Febre Hemorrágica de Dengue. Os casos de dengue com complicações referem-se às pessoas que tiveram complicações decorrentes da dengue, mas que não chegaram a ter um quadro classificado como dengue hemorrágica. Conforme balanço parcial do Ministério da Saúde, houve uma redução de 63,2% nas mortes em decorrência da dengue, em todo o País.

0 Comentários em “E ai José Serra? Como que fica? Cresce 44,32% número de casos de dengue em Santos”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --