segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Não deveria, mas,Filme sobre o mensalão terá R$ 1 mi do BNDES

Uma história de ficção, que se passa em Brasília e tem como pano de fundo  o mensalão, suposto esquema de compra de apoio ao governo no Congresso. Assim é "Nunca antes na história deste país", filme de José Padilha, o mesmo diretor de "Tropa de Elite", que tem previsão de ser filmado no segundo semestre de 2010 e deve chegar às salas de cinema do país em 2011. O filme foi um dos escolhidos no edital de seleção pública de projetos cinematográficos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai liberar R$ 1 milhão para a produção.

"O filme fala dessa história do mensalão. É uma ficção que envolve a relação entre o poder Legislativo e o poder Executivo, fala dos patrocinadores de campanha dos políticos. A trama se passa em Brasília e é intercalada por uma história paralela que fala um pouco dos problemas sociais do país", relata o produtor Alfredo Bertini foi um dos profissionais encarregados pela análise do projeto.

Bertini relata que o processo de escolha das obras foi bastante rigoroso e seguiu critérios do banco. "Seguimos critérios do banco, que privilegia produtos comerciais. Esse filme tem estimativa de público superior a um milhão de expectadores. É um produto da cota comercial de projetos", argumenta

Os nomes dos personagens da trama são todos fictícios. Na vida real, o esquema do mensalão foi revelado em 2005 e é a maior causa em julgamento nos 200 anos de existência do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem previsão de ser levado ao plenário da Suprema Corte, o processo está prestes a completar dois anos tramitando no STF e já acumula quase 100 volumes e mais de 170 anexos - um calhamaço superior a 30 mil páginas e 150 quilos que exige três carrinhos elétricos para ser transportado.

Desde 12 de novembro do ano passado, quando foi protocolado, todos os 40 réus - alguns deles personagens ilustres da política nacional - e as 41 testemunhas de acusação já prestaram depoimento. Pelo menos 34 advogados atuam na defesa dos réus do mensalão. Na fase atual, o STF está concentrado sobre as testemunhas de defesa, cerca de 600.

1 Comentários:

  • domingo, 17 julho, 2011
    Anônimo Disse:

    E nao deveria pq ?
    Tem que escancarar a CORJA petista que se instalou no poder e conscientizar a TODOS dos lalaus que sao.

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --