terça-feira, 10 de novembro de 2009

Paulo Renato não cai chamar Serra de incompetente?

Em cima da hora, o governo de São Paulo adiou as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) que seriam aplicadas hoje, amanhã e na quinta-feira a 2,5 milhões de alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado.

O adiamento ocorreu porque o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), instituição contratada para imprimir, distribuir e aplicar as provas, falhou no cumprimento dos prazos fixados pela Secretaria da Educação.Os exames agora serão aplicados na terça, na quarta e na quinta da semana que vem. Os locais e os horários são os mesmos previstos inicialmente.

Aplicado pela primeira vez em 1996, o Saresp mede a qualidade das escolas estaduais e ajuda a compor o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de cada escola. Esse índice define um bônus dado aos professores e funcionários. Dependendo do Idesp da escola, o bônus chega a até 2,9 salários extras no ano.O incidente no Saresp ocorre quase 40 dias depois do adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prova do Ministério da Educação que vazou às vésperas da aplicação.

Na época, o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza, criticou o MEC. Disse que foi uma "falha lamentável" e que o Enem "não é uma coisa com que se possa brincar".

Ontem, o secretário afirmou que, no caso do Saresp, a culpa é só da instituição contratada. "O grande problema foi que o CAEd nos omitiu os problemas. Tivemos uma reunião na quarta passada e não nos disseram nada. Só nos informaram das dificuldades no sábado à noite, quando restava pouco tempo."Primeiro, o CAEd teve problemas com a gráfica contratada em São Paulo. Uma das impressoras quebrou a poucas semanas da aplicação do Saresp. A nova gráfica ficou com pouco tempo para imprimir as provas.

No sábado, o CAEd ligou para Paulo Renato para avisar que não daria conta de distribuir as provas a tempo. O secretário chegou a enviar 150 pessoas no domingo para ajudar a grampear e empacotar o material. Apesar disso, metade das provas ainda não havia sido enviada às escolas ontem de manhã.

"O atraso não é culpa da Secretaria da Educação. É culpa do CAEd", disse Manuel Palácios, o encarregado do CAEd pela realização do exame.O contrato prevê uma multa para cada dia de atraso no Saresp.

O contrato para a execução do exame é de R$ 25 milhões. O CAEd foi escolhido por licitação. A instituição é ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora e aplica exames similares em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará.O Saresp inclui questões de português, matemática, história e geografia. É obrigatório para as escolas estaduais e voluntário para as municipais e particulares. Participam alunos dos ensinos fundamental (segunda, quarta, sexta e oitava séries) e médio (terceiro ano).Folha

0 Comentários em “Paulo Renato não cai chamar Serra de incompetente?”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --