quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fim da CPMF volta para rebater as críticas

O governo sinalizou ontem que deverá desenterrar a polêmica que envolveu o fim da CPMF para rebater as críticas da oposição sobre a área da saúde durante a campanha presidencial do ano que vem. Em discurso a profissionais de saúde pública, no Recife, membros do governo e da base aliada engrossaram o coro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a atitude da oposição, que conseguiu derrubar o chamado imposto do cheque em dezembro de 2007, desviando para a economia recursos que, segundo o governo, iriam para a saúde.

"Em vez de garantir R$ 40 bilhões por ano para a saúde, eles (oposição) preferiram prejudicar o Lula. Mas eles não prejudicaram o Lula, prejudicaram milhões de brasileiros que não têm dinheiro para pagar um plano médico", disse o presidente, sob aplausos.

Um pouco antes, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, classificou de "vil" a atitude da oposição, que com a extinção da CPMF teria impossibilitado investimentos em novos hospitais e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais do setor. Porém, sem a mesma habilidade presidencial no lidar com o público, Temporão acabou vaiado pela plateia.

Na mesma linha, porém de forma mais discreta, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) - um dos principais aliados de Lula -, também relembrou com pesar o fim do imposto do cheque, porém preferiu direcionar seu discurso para os investimentos feitos por sua gestão na área da saúde e cobrou maior transparência de Estados e municípios na divulgação desses aportes.

"É preciso que todos prestem contas do que estão investindo em saúde. Só pode cobrar quem está colocando a sua parte", disse o governador, em recomendação reforçada pouco depois por Lula.

Também presente ao evento, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não discursou. Ela seguiu com Lula para Londres, onde os dois participam, na quinta feira, do seminário "Investing in Brazil 2009" promovido pelo Valor, em parceria com o "Financial Times".

0 Comentários em “Fim da CPMF volta para rebater as críticas”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --