quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PT planeja usar candidatura de Ciro em SP para acabar com domínio do PSDB no Estado

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra (SE), defendeu nesta quarta-feira que os partidos da base do governo Lula no Congresso Nacional se empenhem para consolidar uma aliança capaz de acabar com o domínio do PSDB na capital paulista que já dura 16 anos. Dutra afirmou que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) continua sendo uma alternativa que precisa ser considerada por todos os partidos de oposição ao governo Serra.

Ciro que já transferiu o título de eleitor para São Paulo, mas insiste em disputar a Presidência da República.

"O que eu tenho dito é que confio plenamente na capacidade, sagacidade política dos dirigentes do PT em São Paulo. Eu entendo que essa possibilidade do Ciro e tem que ser considerada pelo conjunto dos partidos que são oposição em São Paulo e que são base do governo Lula. Ele tem plenas condições eleitorais de voto, credibilidade para ser candidato em são Paulo", disse.

Segundo Dutra, a ideia é que os partidos continuem a conversa para uma grande coalizão sem a definição de um nome. "Houve reunião e acredito que vai continuar o processo de conversa, sem estabelecer quem será cabeça da chapa, PT pode lançar um nome para ser analisado, um PSB, se apresentar o Ciro, será analisado sem qualquer preconceito para tentarmos construir uma aliança em São Paulo com palanque forte para acabar com comando do estado de São Paulo pelo PSDB que já dura 16 anos", afirmou.

Em meio às negociações com o PT paulista, Ciro também trabalha para ganhar espaço no cenário nacional. Na semana passada, se aproximou de um dos presidenciáveis tucano, o governo Aécio Neves (Minas Gerais) e chegou a dizer que desistiria do Planalto se o mineiro estivesse na disputa.

Para o atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), essa aproximação não preocupa porque Ciro é especialista em criar "fato político"."[Nos] agrada porque o Ciro tem a capacidade de criar fatos políticos, agora, o que acontece no PSDB é problema do PSDB", disse.

Para Berzoini, é difícil visualizar uma aliança do PSB com PSDB."A gente acha bom que uma pessoa como Ciro, bom, astuto, faça movimentações, embora para nós, Aécio e Serra representem o mesmo projeto, o projeto neoliberal. Então, para nós, não há diferença de projeto, embora em termos de personalidade, a gente reconheça que há diferenças", afirmou.Folha

1 Comentários:

  • quinta-feira, 26 novembro, 2009
    thiagomiota Disse:

    Vai ser díficil desbancar o PT

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --