terça-feira, 19 de maio de 2009

PR formaliza convite para Aécio filiar-se e disputar a Presidência


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), recebeu ontem um convite formal da direção do PR, partido da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ingressar na legenda e concorrer à Presidência da República, "se achar que não existe espaço dentro do PSDB", conforme afirmou o deputado Sandro Mabel (GO), líder da sigla na Câmara. Segundo Mabel, "o Brasil não pode ficar privado de votar em um líder como Aécio Neves". O convite foi feito em almoço no Palácio das Mangabeiras, a residência oficial do governador mineiro, um dia depois da divulgação, pela "Folha de S. Paulo", de que existiria um acordo dentro do PSDB pelo qual Aécio anunciaria até setembro a sua disposição de ser candidato a vice-presidente em uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra.

Aécio procurou ser veemente em desmentir o acordo. Definiu a notícia como "uma grande piada" e "invencionice" e voltou a descartar a chapa pura tucana. "Qualquer negociação ou qualquer construção de uma chapa de um só partido, qualquer que seja esse partido, não tem eficácia eleitoral e tem uma grande dose de presunção. Não faz bem ao PSDB. Não há hipótese de isso ocorrer. O PSDB, no momento em que definir o seu candidato, deve buscar aliados e construir com eles a chapa e o programa de governo", disse.

Há cerca de três semanas, Aécio e Serra encontraram-se em Belo Horizonte para um jantar e no dia seguinte o governador mineiro anunciou publicamente que ambos tinham concordado em realizar prévias para a escolha do candidato tucano entre janeiro e fevereiro do próximo ano, hipótese que manteria Aécio no PSDB qualquer que fosse o cenário eleitoral de 2010. Na mesma ocasião, o mineiro afirmou que poderia apoiar Serra mesmo sem prévias, caso percebesse maior densidade eleitoral no paulista.

Ontem, Aécio foi vago ao comentar se poderia trocar de partido. "É um gesto de muita generosidade, que recebo com alegria. Acho que é talvez o resultado de uma trajetória que não se iniciou agora, e vejo muita convergência de pontos de vista. É muito mais fácil você construir um projeto com pessoas que pensam as mesmas coisas e que têm as mesmas prioridades. Obviamente, tenho que estar avaliando todas essas colocações, mas é um estímulo muito grande."

O governador mineiro passou o fim de semana no Rio de Janeiro e sua agenda de segunda-feira não havia sido divulgada até anteontem. Mas segundo sua assessoria, o encontro com a cúpula do PR estava agendado desde terça-feira. Na eleição de 2002, que iniciou o primeiro mandato tanto de Aécio quanto de Lula, o PR - então chamado PL - forneceu o vice das duas chapas. O da presidencial era o hoje vice-presidente José Alencar, que atualmente está no PRB. O da estadual era o empresário Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional dos Transportes, que estava no almoço de ontem.

Tido como um aliado de Serra dentro do PSDB e citado pela "Folha de S. Paulo" como o articulador do suposto acordo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era aguardado por Aécio para passar a noite de segunda para terça-feira em sua companhia, no Palácio. Na noite de ontem, estava prevista uma palestra do ex-presidente em uma faculdade particular de Belo Horizonte, e, a convite de Aécio, Fernando Henrique pernoitaria no Palácio das Mangabeiras.

0 Comentários em “PR formaliza convite para Aécio filiar-se e disputar a Presidência”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --