quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mantega tranquiliza poupadores sobre mudança


O governo tentou mais uma vez tranquilizar o pequeno poupador da caderneta de poupança. Ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que as mudanças em estudo para alterar a remuneração da aplicação mais popular do país não vão trazer prejuízos à população.

– Posso garantir a todos que têm dinheiro na poupança que o governo não tomará nenhuma medida que possa prejudicar qualquer pessoa. Podem ficar tranquilos que todos os rendimentos serão mantidos – disse o ministro, ao rebater as críticas da oposição de que o governo Lula poderia repetir o confisco da poupança praticado por Fernando Collor em 1990. – Não haverá nenhum problema, nenhuma ameaça para quem têm direito na poupança. Não foi tomada nenhuma decisão, quando se tomar alguma decisão não haverá qualquer prejuízo para quem tem dinheiro na poupança. Garanto que não haverá prejuízo.

Segundo o ministro, a alteração na remuneração da caderneta de poupança não esteve na pauta de reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizada ontem. Ele se negou a responder se a medida seria tomada antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para os dias 9 e 10 de junho.

O governo estuda mudar a remuneração da aplicação financeira mais popular do país para evitar uma migração dos investidores em renda fixa, por causa da trajetória de queda da taxa básica de juros. Com a redução da Selic, a poupança tem se tornado uma das aplicações mais atrativas no mercado.

Para contornar o problema, o governo estuda várias alternativas. Uma delas seria acabar com a Taxa Referencial (TR) e remunerar a caderneta de poupança por um percentual da taxa Selic. Dessa forma, quanto menor for a Selic menor será a remuneração do poupador da caderneta, o que acabaria com o descasamento na remuneração da poupança em relação à Selic que está ocorrendo hoje.

0 Comentários em “Mantega tranquiliza poupadores sobre mudança”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --