terça-feira, 26 de maio de 2009

Petroleiros protestam contra comissão no Recife


De olho no atraso que a construção em Pernambuco da refinaria Abreu e Lima pode sofrer, sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) organizaram ontem, na região central do Recife, uma manifestação contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O movimento também contou com o apoio de diversos integrantes do PT.

"A CPI ganhou contornos eleitorais. Pode acabar paralisando diversas obras no país inteiro, já que boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento vem dos recursos da Petrobras", diz Luiz Antonio Lourenzon, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Paraíba.

Depois de cantarem o hino nacional ao redor de uma imitação de um barril de petróleo, os sindicalistas distribuíram à população panfletos com os nomes dos senadores pernambucanos que foram favoráveis à instalação da CPI. São eles: Jarbas Vasconcelos (PMDB), maior adversário do governo Eduardo Campos (PSB), Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB).

Outros integrantes do PT que estiveram na manifestação também se posicionaram contra a postura dos senadores da oposição. É o caso dos deputados federais Pedro Eugênio e Maurício Rands. Na semana passada, Fernando Bezerra Coelho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, também criticou a postura dos senadores pernambucanos.

O governador Campos (PSB) tem se restringido a dizer que é contrário à CPI, sem citar nomes. Mas as investigações colocam em xeque a inauguração da refinaria até 2010, fim de seu mandato. A importância do projeto da Petrobras para Pernambuco está nos mais de 20 mil empregos que ela deve gerar na fase de obras e na capacidade de formar um polo petroquímico no Estado.

"Para dar um salto, Pernambuco depende muito da refinaria. A previsão é que, quando estiver consolidada, a refinaria e as empresas que ela atraiu sejam responsáveis por cerca de 50% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Estado", afirma Humberto Costa (PT), secretário estadual das Cidades. Costa participou do evento da CUT, assim como o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT).

0 Comentários em “Petroleiros protestam contra comissão no Recife”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --