quinta-feira, 1 de maio de 2008

Um homem que, não podia e não deveria morrer



Há 14 anos, morria Ayrton Senna, após sofrer acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Imola. Tricampeão mundial de Fórmula 1 - venceu em 1988, 1990 e 1991 -, o brasileiro teve uma das mortes que mais comoveram o País

Em 1º de maio de 1994, o então piloto da Williams perdeu a direção do carro e colidiu com o muro a 300km/h, na curva Tamburello. Ele liderava a prova, com Schumacher em segundo lugar. A luta dos médicos para mantê-lo vivo durou 17 minutos. Senna foi declarado morto às 18h40 local (13h40, de Brasília), no Hospital Maggiore, em Bolonha.

No Brasil, 250 mil pessoas acompanharam o enterro do ídolo no dia 5 de maio, no cemitério do Morumbi. Mais de cem mil pessoas passaram pelo velório, no salão nobre da Assembléia Legislativa de São Paulo. Seu caixão foi levado ao túmulo por 15 pilotos e ex-pilotos, entre eles Émerson, Wilson e Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Alain Prost, Jackie Stewart e Gerhard Berger.

Tendo iniciado no esporte com um kart ganhado do pai, Senna viveu momentos épicos na principal categoria do automobilismo, destacando-se especialmente a rivalidade com Alain Prost, quando eram companheiros de McLaren.

"O kart me deu muitos momentos de prazer e excelentes recordações. Nunca uma pilotagem foi tão divertida e ali aprendi muita coisa. Muito do que aprendi na F-1 são provenientes do aprendizado nos karts", dizia o brasileiro.

Senna estreou na F-1 pela Toleman, depois passou por Lotus, McLaren e disputou três corridas pela Williams. Ao longo de dez temporadas, conquistou três campeonatos mundiais, 41 vitórias e 65 poles. Antes disso, porém, ele havia sido campeão da Fórmula Ford e Fórmula 3.

Por isso também, o piloto de GP2 Bruno Senna carrega um imenso peso de ser seu sobrinho. Nesta quinta-feira, ele assegurou que tem condições de correr na categoria em que o tio fez sucesso.

"Eu quero estar na F-1 em 2009 ou 2010. Eu sou rápido o suficiente, e nesta temporada quero provar isso. Este é o ano em que terei minha melhor oportunidade de mostrar resultados", disse Bruno ao site oficial da Fórmula 1. Certa vez, o hábil e perfeccionista Ayrton Senna afirmou que "a Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer".

0 Comentários em “Um homem que, não podia e não deveria morrer”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --