quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Site do BC facilita informação sobre juros


O Banco Central publica a partir de hoje em seu site na internet (www.bcb.gov.br) a lista consolidada das taxas de juros cobradas nas principais linhas de crédito pelas instituições financeiras atuantes no mercado. Com isso, o consumidor poderá saber quem pratica o juro mais barato e quem cobra a taxa mais cara de forma rápida. No segmento de Pessoa Física (PF) haverá informações sobre os juros mensais cobrados nas linhas de crédito pessoal, aquisição de veículos, aquisição de bens (Crédito Direto ao Consumidor –CDC) e cheque especial. No segmento de Pessoas Jurídicas (PJ), serão listados as taxas das linhas de capital de giro prefixada, capital de giro flutuante, conta garantida, aquisição de bens e desconto de duplicatas.

Para cada uma das categorias haverá uma tabela, indicando qual a taxa média mensal cobrada pelas diferentes instituições financeiras. Segundo o diretor de Administração do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, as informações já podiam ser pesquisadas no site do Banco Central, mas em páginas internas, "escondidas". A diferença é que a partir de agora haverá acesso para o ranking das taxas de juros já na página principal do BC. "Nada melhor para aumentar a competitividade do que informação", disse Meirelles.

As informações serão atualizadas semanalmente, utilizando dados que já são regularmente estudados e atualizados pelo BC. No futuro, destacou o diretor do BC, a proposta é levar também ao site informações consolidadas sobre o spread bancário (diferença entre as taxas de captação e de repasse).

Anthero Meirelles disse que a decisão de levar o ranking das taxas de juros para a página principal do BC na internet foi tomada esta semana. A idéia é "traduzir" informações para o consu-midor médio, garantindo acesso fácil às informações. A mudança, admitiu, foi impulsionada pelo aquecimento das críticas ao spread bancário e ao alto custo dos empréstimos no País. "O que estamos fazendo é o que foi possível fazer em 24 horas".

0 Comentários em “Site do BC facilita informação sobre juros”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --