quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Governo tenta adiar decisão em Furnas


Após reunião do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), com o presidente Lula, ficou decidido que não haverá hoje reunião do conselho deliberativo do fundo de pensão Real Grandeza, dos funcionários da estatal Furnas. O encontro decidiria a substituição do presidente do fundo, Sérgio Wilson Ferraz Fontes, e do diretor de investimentos, Ricardo Gurgel Nogueira. Eles têm mandato até outubro.

A pressão pela troca é atribuída ao PMDB. Em mensagem aos empregados, na semana passada, o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, disse que a estatal não está sendo tratada pela administração do fundo com o merecido respeito e que, por isso, Lobão orientou pela mudança na diretoria. Nadalutti é funcionário de carreira de Furnas e foi indicado pelo PMDB.

Antes de decidir sobre a substituição na diretoria, a estatal deverá tentar resolver os problemas com a atual gestão. Segundo a Folha apurou, Lobão informou a Lula dois problemas: 1) o atual conselho mudou o prazo de mandato dos diretores de três para quatro anos e criou a possibilidade de reeleição, em uma reunião que, na visão da estatal, aconteceu "na surdina"; 2) Furnas pediu, em outubro, informações sobre o desempenho das aplicações financeiras do fundo e, até o momento, não recebeu.
Pela regulamentação do fundo, Furnas não tem o poder de, unilateralmente, decidir se haverá ou não reuniões do conselho. Mas como a estatal indica pelo menos 3 dos 6 membros do conselho e era ela a interessada na reunião, bastará que recue, ainda que temporariamente, da intenção de modificar os diretores.

Um dos integrantes do conselho, o representante dos aposentados, Geovah Machado, contesta a validade do cancelamento proposto pelo governo. Segundo ele, deve haver maioria entre os conselheiros.

A Folha apurou que dificilmente a proposta seria aprovada hoje, porque o parecer dos advogados da fundação é o de que ela fere o regimento interno do fundo de pensão.
Mesmo com o suposto adiamento, está confirmado o protesto dos sindicatos na manhã de hoje contra as mudanças no fundo. Funcionários em vários Estados devem parar as atividades administrativas, sem prejuízos à produção e distribuição de energia.
As entidades farão protesto em frente às sedes da estatal e do fundo de pensão. Até ontem, 11 sindicatos haviam aprovado a paralisação desta manhã.

Furnas é a maior geradora estatal de energia elétrica do país. Com uma carteira de investimentos de R$ 6,5 bilhões e 12.500 associados, o Real Grandeza é o 11º maior fundo brasileiro de previdência privada fechada. A estatal tem 4.576 empregados efetivos.

Funcionários e aposentados avaliam que os atuais gestores obtiveram bons resultados. No ano passado, apesar da crise econômica, o Real Grandeza teve rentabilidade de 2,4% contra a média de 0,7% negativo do setor. A rentabilidade acumulada nos últimos três anos foi de 80%.

Esta é a terceira tentativa de substituição dos dois dirigentes, em 15 meses. As duas anteriores aconteceram em novembro de 2007 e em setembro de 2008, na gestão do antecessor de Nadalutti, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde (PMDB-RJ). A primeira foi rejeitada por unanimidade pelo conselho. Após a derrota, os dois conselheiros nomeados por Furnas renunciaram e foram substituídos

0 Comentários em “Governo tenta adiar decisão em Furnas”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --