terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Angra 2 registra maior nível de produção de energia desde 2001


A usina nuclear Angra 2, instalada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, registrou em 2008 a segunda maior geração de energia elétrica da história, só perdendo para 2001, ano em que a central entrou em operação. Foram gerados no ano passado 10.488.289 megawatts-hora (MWh), enquanto em 2001 a geração atingiu 10.498.432 MWh.

A produção de energia de Angra 2 ficou bem próxima do volume recorde mesmo após ter ficado parada por 35 dias, para a reposição de combustível, uma operação considerada normal para este tipo de usina (em 2001, porém, não houve paralisação).

O montante de eletricidade produzido pela central nuclear no ano passado é suficiente para abastecer Brasília e Belo Horizonte durante um ano. "O desempenho de Angra 2 representa uma garantia de disponibilidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica ao sistema interligado nacional (SIN)", disse, por meio de comunicado, Antônio Carlos Mazzaro, superintendente de central Angra 2. "O aumento da produção deve-se à experiência operacional adquirida, à troca de experiência com a indústria mundial, às modificações de projeto realizadas ao longo dos anos, aos investimentos feitos em equipamentos e treinamento de pessoal e ao comprometimento de seu corpo técnico", acrescentou.

De acordo com a Eletronuclear, estatal responsável pela operação da usina, "a performance (de 2008) torna-se ainda mais significativa quando levamos em conta que a produção foi obtida apesar de ter sido interrompida por 35 dias, tempo de duração da parada para reabastecimento de combustível". Ainda de acordo com a estatal, o resultado da geração coloca Angra 2 entre as 20 maiores usinas nucleares do mundo.

Juntas, as usinas nucleares Angra 1 e 2 (as únicas em funcionamento no Brasil) somam capacidade de cerca de 2 mil megawatts. A geração elétrica das unidades corresponde a pouco mais de 3% da matriz energética nacional.

Programa brasileiro

No início do segundo semestre de 2007, o governo federal aprovou a retomada da construção de Angra 3, que irá gerar cerca de 1,4 mil megawatts e será a terceira usina nuclear do Brasil. Segundo planos do Ministério de Minas e Energia, a nova central deve entrar em operação em 2014.

Além disso, o governo estima construir, até 2030, quatro novas centrais nucleares. Pelo menos duas das novas unidades deverão ser construídas na região Nordeste do País e as outras duas na Sudeste. Até o momento, quatro estados se propuseram a abrigar as usinas: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil tem a sexta maior reserva de urânio (combustível das usinas nucleares) do mundo, além de possuir tecnologia própria de processamento, parque industrial do setor ocioso e centro de pesquisas bem montados para suportar uma ampliação da capacidade geradora.

0 Comentários em “Angra 2 registra maior nível de produção de energia desde 2001”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --