segunda-feira, 21 de maio de 2007

Lula define 2º escalão e o futuro de Maguito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve bater o martelo, ao longo desta semana, sobre os cargos de segundo escalão que serão preenchidos pelos partidos da base aliada. Assim que voltar do Paraguai, hoje à noite, Lula pretende fazer os últimos acertos com o PMDB da Câmara e com o PT, que reivindica a BR Distribuidora para o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra (SE).

“Fizemos um apelo para que o presidente priorize, durante a semana, o preenchimento dos cargos. Ou ele (Lula) troca logo ou deixa tudo como está”, afirmou hoje a líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SC). “Pelo que senti, o presidente vai dedicar parte de sua agenda desta semana para definir quem vai ocupar cargos da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil e Caixa”, completou a petista. Na última quarta-feira, Lula prometeu ao presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), oito cargos para o partido. “O presidente Lula disse que resolveria tudo esta semana”, confirmou o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Lula deverá indicar o ex-senador Maguito Vilela (PMDB) para a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil e o ex-prefeito Luiz Paulo Conde para a presidência de Furnas Centrais Elétricas. Tanto o ministro das Minas Energia, Silas Rondeau, quanto a bancada peemedebista do Senado trabalharam contra a nomeação de Conde. Mas agora com a prisão na Operação Navalha de Ivo Almeida Costa, assessor especial do Ministério das Minas e Energia, o PMDB da Câmara sai fortalecido. Rondeau foi indicado para o ministério pelo senador José Sarney (PMDB-AP), com a benção do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O PMDB também deverá ganhar a diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil para Joanilson Barbosa Ferreira e a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ex-deputado Wagner Rossi (SP). Na diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, os peemedebistas indicaram João Augusto Resende, engenheiro de carreira da estatal. O ex-deputado Moreira Franco (RJ) reivindicava a presidência da BR Distribuidora, mas deve ocupar uma vice-presidência da Caixa Econômica.

Paralelamente aos cargos, o presidente Lula pretende definir, também esta semana, o modelo de TV Pública que será implantado no Brasil. Na sexta-feira, ele reúne-se com o grupo de trabalho comandado pelo ministro da Comunicação, Franklin Martins, para analisar as sugestões de financiamento e de gestão da TV. A princípio, a rede pública será formada pelo fusão da Radiobras e da TV Educativa (TVE). A idéia é que, em dois meses, o governo envie ao Congresso projeto de lei autorizando a fusão e criando o modelo da nova televisão. Antes da reunião sobre TV Pública, prevista para sexta-feira, o presidente Lula viaja na quinta-feira para Santa Catarina.

0 Comentários em “Lula define 2º escalão e o futuro de Maguito”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --