terça-feira, 22 de maio de 2007

Pressão para impedir operação-abafa

O requerimento de abertura de uma CPI para apurar as denúncias levantadas pela Operação Navalha está circulando no Congresso desde ontem, mas, por enquanto, apenas os partidos pequenos têm demonstrado interesse na criação da comissão. O apoio de legendas como PPS, PSB e PSOL não são suficientes. Para conseguir a instalação da comissão são necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

- A Polícia Federal e o Judiciário estão fazendo a sua parte. Falta o Congresso dar sua contribuição nessa investigação - diz o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), um dos autores do requerimento. - O que não podemos é ficar neutros. Essa é a pior posição diante de um escândalo como esse.

O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que também assina o pedido de abertura da CPI, reconhece a dificuldade de criar a comissão, mas diz acreditar que os partidos serão guiados por um instinto de sobrevivência.

- Mais do que os políticos salvarem a própria pele, acredito que os partidos vão querer salvar a própria imagem.

Na avaliação do cientista político David Fleischer, a pressão da opinião pública será fundamental para decidir se haverá CPI.

- Quando uma denúncia envolve vários partidos fica mais difícil instalar uma CPI, mas a opinião pública pode deixá-los constrangidos - declarou Fleischer.

Hoje, a CPI será discutida por vários partidos. PSDB e DEM vão reunir as bancadas para decidir se apóiam ou não a proposta. No DEM, o caso do deputado Paulo Magalhães (DEM-BA), que teria recebido R$ 20 mil da construtora Gautama para apresentar emendas a favor da empreiteira, também será discutido.

A Operação Navalha deve ser debatida na reunião de líderes da Câmara, marcada para hoje. O PDT pediu ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que o inquérito da Polícia Federal seja requisitado.

0 Comentários em “Pressão para impedir operação-abafa”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --