quinta-feira, 31 de maio de 2007

BRASIL É LÍDER NA A. LATINA EM SUSTENTABILIDADE

Desempenho das empresas foi avaliado com base em 78 indicadores de sustentabilidade. As empresas brasileiras são, de longe, as mais sustentáveis da América Latina. É o que aponta um levantamento feito pela consultoria Management & Excellence (M&E), especializada no assunto, com as 50 maiores companhias abertas da região. O estudo mediu o desempenho das instituições nas áreas de ética, responsabilidade social, sustentabilidade, governança corporativa e transparência, com base em 78 indicadores respeitados mundialmente.

O Brasil foi o destaque individual - Petrobras alcançou nota máxima em quatro dos cinco temas - e coletivo, com sete das entre as 10 melhores. Para William Cox, sócio-diretor da M&E, a boa performance brasileira deve-se grandemente a iniciativas de auto-regulação do mercado, como o Novo Mercado e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), ambos da Bovespa, de adesão voluntária. "Essas iniciativas criaram pressão sobre as companhias", diz.
Essa foi a explicação encontrada pela M&E para o Brasil ter oito entre as dez companhias com melhores notas no quesito transparência. "O fato de serem de setores variados mostra que transparência não é uma especialidade setorial, mas brasileira", diz Cox.

Pressão que funciona

Um dado curioso do estudo: em conjunto, as empresas dos setores de petróleo e gás, indústria e energia elétrica somam mais de 2/3 das que obtiveram nota acima da média, de 64,3%. "Não é coincidência", diz Cox. Segundo ele, por atuar em setores sensíveis, essas companhias perceberam mais rápido que têm mais a perder com uma administração ruim. O consultor cita como exemplo o caso da própria Petrobras, cuja imagem no passado era manchada por freqüentes desastres ecológicos, greves e acidentes. Hoje, é a segunda petroleira mais sustentável do mundo, segundo a M&E, só atrás da Shell.

Embora seja o primeiro levantamento exclusivo com este recorte, Cox avalia que há avanços consistentes entre as companhias da região sob todos os aspectos, quando se leva em conta o desempenho do grupo com concorrentes de outros países. Há menções elogiosas a ações específicas, como o Usicultura, da Usiminas, um dos maiores programas de cultura de Minas Gerais, e o relatório de sustentabilidade da CPFL, considerado um dos mais sofisticados do Brasil.

0 Comentários em “BRASIL É LÍDER NA A. LATINA EM SUSTENTABILIDADE”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --