quarta-feira, 23 de maio de 2007

Primeira ministra no STJ, Eliana adora cozinhar

Há 8 anos no tribunal, Operação Navalha não é seu primeiro desafio

É na cozinha que ela encontra bons momentos de prazer e tranqüilidade. Gosta de receber seus colegas da corte, a quem serve pratos muito variados e saborosos. “A Eliana faz um cozido que é bom demais”, avalia o ministro Antonio de Pádua Ribeiro, corregedor nacional de Justiça.

Eliana Calmon Alves, baiana de Salvador, foi a primeira mulher a ocupar cargo de ministra no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde chegou em junho de 1999. Nesses quase 8 anos, conquistou o respeito e a admiração dos outros ministros.

Aos 62 anos, Eliana, um filho - Renato Alves Bernardo da Cunha, que se prepara para ingressar em carreira jurídica -, foi procuradora da República em Pernambuco antes de ser juíza e a Operação Navalha, que conduz como relatora do inquérito judicial, não é a sua primeira experiência de grande envergadura.

São muitos os processos sob sua responsabilidade contra acusados de corrupção, peculato e malversação de recursos públicos. No ano passado, mandou prender autoridades do primeiro escalão de um Estado do Norte, inclusive um desembargador. Sua atuação mereceu atenção especial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior e mais influente entidade da toga. Em nota, a AMB apoiou a “atuação corajosa” da ministra Eliana na investigação sobre fraudes em obras públicas em que ela mandou prender 48 suspeitos.

Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1968, Eliana fez curso de especialização em processo pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA. Juíza federal desde 1979, ela chegou ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região dez anos depois. É professora de Direito Processual Civil.

No STJ, presidiu a 2ª Turma de ministros entre 2001 e 2003. Atualmente, integra a sessão de direito público da corte. “Eliana trabalha demais e é muito competente”, diz o ministro Pádua Ribeiro.

Mas não só de códigos e desafios judiciais vive a ministra. Gosta tanto de culinária que até já escreveu um livro sobre o tema.

0 Comentários em “Primeira ministra no STJ, Eliana adora cozinhar”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --