sexta-feira, 18 de maio de 2007

Vale do Rio Doce utilizará biodiesel da BR

Numa iniciativa que será seguida por outras empresas clientes da BR Distribuidora, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinou contrato ontem para ser uma das maiores consumidoras de biodiesel do mundo. A mineradora receberá neste ano 33 milhões de litros do B20, mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum. O combustível limpo substituirá o uso de derivados de petróleo responsáveis pela emissão de 247 mil toneladas de gás carbônico.

"É o mesmo volume que a emissão anual de CO2 de uma cidade com 30 mil habitantes. Seria necessário plantar anualmente uma área equivalente a 369 estádios do Maracanã de mata nativa", disse o diretor de logística da Vale, Bartolomeu. O contrato de fornecimento da Vale junto à BR prevê ainda a venda de óleo 787 mil toneladas de óleo combustível e cinco mil litros de gasolina, no valor de R$ 11 bilhões.

A presidente da BR, Maria das Graças Foster, afirmou que outras empresas estão encomendando o combustível. O biodiesel adicionado na proporção de 20% ao diesel comum será usado nas locomotivas da Vale do Rio Doce que utilizam as estradas de ferro Carajás (EFC), Vitória-Minas (EFVM) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A utilização de B20 pela CVRD já foi protocolada pela CVRD junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), conforme a Portaria 240/03, que estabelece a regulamentação para o uso de combustíveis não especificados no País.

0 Comentários em “Vale do Rio Doce utilizará biodiesel da BR”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --