quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Na TV, presidente diz que é preciso fazer ''escolhas corretas''

Em sua mensagem de Natal, transmitida em cadeia de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que é preciso fazer "escolhas corretas" para que as conquistas de seu governo "avancem ainda mais".

"O mesmo modelo que venceu a crise foi o que permitiu a implantação do PAC, do pré-sal e do Minha Casa, Minha Vida, três dos maiores programas do mundo em obras e benefícios, que estão gerando milhares de empregos no presente e vão gerar milhões no futuro", afirmou. "Por tudo isso, temos a grande responsabilidade histórica de fazer com que essas conquistas avancem ainda mais. E só podemos garantir isso com muito esforço, muito trabalho e com atenção plena, fazendo as escolhas corretas e tomando as decisões certas, nas horas certas."

Lula citou como conquistas do "modelo que venceu a crise" a geração de 12 milhões de empregos com carteira assinada em 7 anos e a entrada de "20 milhões de brasileiros na classe média". Destacou ainda que 31 milhões de pessoas saíram "da faixa de pobreza absoluta, ajudando a formar um dos mercados internos mais dinâmicos do mundo".

EMPREGOS

O presidente lembrou que, no ano passado, foi à televisão para falar da crise que atingia o País e pedir aos brasileiros que não deixassem de consumir. Ele creditou ao "povo brasileiro" a superação da crise.

"O povo brasileiro mostrou, mais uma vez, que é um povo unido, solidário, corajoso e capaz de enfrentar com tranquilidade as situações mais difíceis. Acompanhou o governo e fez a sua parte, segurando o tranco e mantendo a economia em movimento. Com isso, todos saímos ganhando. Fomos um dos últimos países a entrar na crise e um dos primeiros a sair."

Ao prometer um 2010 "excelente, com crescimento forte da economia e a criação de milhões de empregos", Lula disse que a prioridade agora é estimular investimentos. "Se no ano passado anunciamos medidas de estímulo ao consumo, agora nossa ênfase é reforçar o investimento e, assim, fazer a roda da economia girar de forma saudável e sustentada. Quando o investimento cresce, a produção também cresce, o emprego e o consumo aumentam, e aí a economia precisa de mais investimentos para continuar girando."

Entre as medidas para estimular a economia, o presidente citou uma injeção de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a criação de um novo papel para estimular o crédito privado.

"Estamos fortalecendo ainda mais o BNDES, criando uma nova linha de crédito de R$ 80 bilhões que se soma aos R$ 100 bilhões já disponibilizados este ano. E não para por aí. Autorizamos a criação da letra financeira, que vai permitir aos bancos privados captar recursos de longo prazo a taxas menores. Com isso, eles poderão reemprestar esse dinheiro a juros mais baixos e com prazos mais longos."

FRASES

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente
"O mesmo modelo que venceu a crise foi o que permitiu a implantação do PAC, do pré-sal e do Minha Casa, Minha Vida, três dos maiores programas do mundo em obras e benefícios, que estão gerando milhares de empregos no presente e vão gerar milhões no futuro"

"Temos a grande responsabilidade histórica de fazer com que essas conquistas avancem ainda mais. E só podemos garantir isso com muito esforço, muito trabalho e com atenção plena, fazendo as escolhas corretas e tomando as decisões certas, nas horas certas"

0 Comentários em “Na TV, presidente diz que é preciso fazer ''escolhas corretas''”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --