segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Suriname reforça segurança após ataque a brasileiros

O governo do Suriname informou ao Brasil que reforçou a segurança na cidade de Albina, a cerca de 150 quilômetros da capital, Paramaribo, para garantir a integridade física de brasileiros que vivem na região. A chanceler interina do Suriname, Jane Aarland, ligou na noite de sábado para o secretário-geral do Itamaraty, Antônio de Aguiar Patriota, para relatar as providências tomadas após o conflito ocorrido na noite de Natal.

Na ocasião, brasileiros e chineses que participavam de uma festa em Albina foram atacados por surinameses. O padre José Vergílio, diretor da Rádio Katólica, de Paramaribo, que foi ao local na sexta-feira, disse à emissora de TV a cabo Globonews que pelo menos sete pessoas haviam sido mortas. O Itamaraty não confirmou as mortes - registrou apenas a existência de quatro feridos graves, que foram levados para a capital e internados.

Ainda segundo a versão do padre, o conflito teria começado após o suposto assassinato de um morador local por um brasileiro. Veículos e casas foram queimados. Também foram registrados saques em lojas de comerciantes de origem chinesa.

O embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado e Costa, que no sábado relatou a existência de pelo menos 25 brasileiros feridos, foi ontem para Albina, cidade de cerca de 10 mil habitantes, acompanhado de autoridades do Suriname.

Na noite de ontem, o Itamaraty divulgou nota em que afirma que "não houve comprovação de mortes de brasileiros". "As declarações dos nacionais ouvidos coincidiram no sentido de que não testemunharam nenhum assassinato de brasileiro. A maioria dos relatos se referia à violência das agressões e à brutalidade do ataque, mas sem qualquer menção a mortes", diz a nota.

TESTEMUNHOS

Ao todo, diplomatas conversaram com 81 brasileiros de Albina que haviam viajado para a capital surinamesa. Apenas cinco aceitaram a oferta de voltar ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O garimpeiro Fernando Lima, atacado por um grupo de quilombolas surinameses descendentes de escravos africanos - os chamados "marrons" - desembarcou à noite em Belém. Ele levou um golpe de facão na cabeça. "Pensei que ia morrer", disse ele, abraçado a parentes e amigos.

Lima disse que, mesmo ferido, se atirou no rio que banha a cidade para escapar da fúria dos homens que o agrediam. Foi socorrido por estranhos que o levaram para um hospital. Agora, não quer mais saber de voltar para o Suriname.

Outro paraense, o também garimpeiro Antonio José Oliveira, 24, se embrenhou numa floresta da região e passou a noite escondido. "Tinha gente batendo e jogando brasileiros na água. Caí no rio e ajudei o pessoal que não sabia nadar.''

Ainda segundo o Itamaraty, as autoridades de Albina informaram que foram presos 22 surinameses suspeitos de terem participado do ataque. A polícia local disse também que o brasileiro suspeito de ter assassinado um surinamês, fato que teria precipitado o conflito, está foragido, provavelmente na vizinha Guiana Francesa.

A cônsul brasileira do país vizinho, Ana Lélia Beltrame, foi para Saint-Laurent, cidade fronteiriça com o Suriname, e encontrou nove brasileiros feridos no principal hospital da cidade.

Na lista de sobreviventes encontrados pela cônsul brasileira está Denicléa Furtado Teixeira, que estava grávida de três meses e que, no tumulto, sofreu um aborto. O padre Vergílio chegou a divulgar a informação de que ela teria sido "retalhada" por atacantes. O Itamaraty informou que ela foi ferida "com gravidade nas mãos" e que recebeu tratamento médico.

O padre também divulgou a versão de que cerca de 20 mulheres haviam sido estupradas durante o confronto. A nota oficial não faz referência a essa informação.

0 Comentários em “Suriname reforça segurança após ataque a brasileiros”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --