segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Brasileiros estão entre os mais otimistas.Para 71% dos empresários, a economia está bem e ainda vai melhorar

Sete em cada dez empresários brasileiros estão otimistas em relação ao desempenho da economia do País em 2010. No ano passado, 50% estavam otimistas. Apesar do aumento do índice para 71%, o Brasil ocupa a quinta posição numa pesquisa da empresa global de auditoria e consultoria Grant Thornton, que mede o otimismo do empresariado de 36 países.

Os brasileiros estão atrás apenas de seus colegas do Chile - os campeões de otimismo, com 85% -, Índia (84%), Austrália (79%) e Vietnã (72%).

"O otimismo do Brasil não chega a surpreender", observa Mauro Terepins, presidente da Terco Grand Thornton, braço da consultoria global no Brasil. "Como o País foi um dos menos afetados pela crise, desde o segundo semestre do ano passado estamos notando uma recuperação", diz.

Para ele, a empresas têm procurado crescer por meio de fusões e aquisições, e muitos se preparam para entrar no mercado de capitais. "Além disso, as perspectivas de aumento de negócios, em especial com a Copa do Mundo, fazem com que eles estejam mais otimistas."

O estudo ouviu mais de 7,4 mil empresas privadas de capital fechado dos diversos países pesquisados. Os índices são obtidos por meio da média entre as respostas dos entrevistados que estão muito otimistas ou otimistas (positivo) e os que estão muito pessimistas ou pessimistas (negativo).

A pesquisa mostrou que a crise mundial fez a configuração da confiança no mundo corporativo virar de cabeça para baixo. Enquanto empresários de países emergentes ou fornecedores de commodities (matérias-primas), como Brasil e Índia, colecionam otimismo, nos países ricos a situação é diferente. Os japoneses, lanterninhas do ranking, estão com índice de otimismo negativo em 72%, e os franceses, em 13%. Já a China obteve um índice positivo de 60% e os Estados Unidos, de 20%.

Ainda assim, na média geral, o mundo está mais confiante. A média de otimismo hoje é de 24%, contra um índice negativo de 16% em 2009. Por região, as companhias da União Europeia são as menos confiantes na recuperação da economia: só 7% acham que os negócios vão melhorar. A mais otimista é a Ásia (exceto o Japão), com 64%, seguida da América latina (48%).

Um outro indicativo do otimismo no Brasil é a alta porcentagem de empresas que pretendem contratar mais trabalhadores este ano : 59%, contra média mundial de apenas 20%. A pesquisa também mostrou que 73% dos brasileiros têm perspectivas de aumentar suas receitas em 2010. Além disso, 61% pretendem investir em máquinas e equipamentos e 57% esperam aumento de rentabilidade.

No conjunto dos países, 40% esperam aumento das receitas, 31% vão investir em máquinas e 29% preveem aumento de rentabilidade. Para os responsáveis pela pesquisa, os resultados sugerem que, durante a recessão, as companhias se tornaram mais eficazes, o que pode permitir a redução dos custos e aumento das receitas.

0 Comentários em “Brasileiros estão entre os mais otimistas.Para 71% dos empresários, a economia está bem e ainda vai melhorar”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --