quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caiado exige que Serra tenha um vice do DEM

A cúpula do DEM retomou a pressão sobre o PSDB para que os tucanos definam quem será o vice na chapa que disputará a Presidência da República neste ano. O líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado, voltou a criticar ontem a demora no lançamento da provável candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Diz que a oposição está desarticulada e ameaça não se engajar na campanha nacional caso os tucanos indiquem como vice um nome que não seja o do governador mineiro Aécio Neves (PSDB). Não aceitam Itamar Franco (PPS), como vem sendo citado e, se não for Aécio, Caiado diz que o DEM exigirá a Vice.

Dirigentes do DEM cobram a definição do PSDB tanto sobre o lançamento da candidatura nacional quanto sobre o vice, e dizem que o adiamento poderá prejudicar a campanha presidencial. O comando partidário analisa que se o vice não for Aécio, "tem de ser do DEM". Caso contrário, o partido ameaça liberar os diretórios estaduais para a composição de alianças locais. Um dos mais cotados é o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado. Agripino perdeu na disputa interna em 2006 para o ex-senador José Jorge na indicação para vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), naquela disputa presidencial

Ligado ao grupo político do presidente do DEM, o líder Ronaldo Caiado disse que o partido será aliado do PSDB na disputa presidencial, mas que poderá não se engajar na campanha. " O que interessará mais ao DEM? Participar da aliança ou eleger mais deputados federais? A definição está sendo adiada para março, depois para será para junho, julho, ... Se demorar muito, cada um vai se empenhar em sua campanha para a reeleição", comentou o deputado. "Nós queremos participar das decisões. Senão, qual a vantagem do DEM participar da aliança?", disse.

A pressão do DEM sobre o PSDB se arrefeceu quando o partido tornou-se alvo de denúncias de corrupção, no escândalo da suposta distribuição ilegal de recursos envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ex-integrante do DEM, e cotado para ser vice na chapa de Aécio Neves se o governador de Minas fosse o candidato tucano.

Para dirigentes do DEM, falta entendimento entre PSDB, DEM e PPS. Na análise de Caiado, há um "apagão da oposição". O deputado citou inúmeros exemplos da desarticulação dos partidos de oposição no Congresso e analisou que isso poderá se refletir na disputa nacional. Um dos exemplos citados foi a falta de empenho da oposição em barrar pontos do Orçamento. "Nós não estamos agindo em conjunto. Agora é a hora de nós nos reunirmos, de conspirarmos, de bolarmos eventos. Mas todos estão em férias, viajando. O recesso é para a base governista. Não pode ser para a oposição", considerou.

0 Comentários em “Caiado exige que Serra tenha um vice do DEM”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --