terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lula tem novo recorde de aprovação


Duas pesquisas - CNI/Ibope e CNT/Sensus - mostram que a crise não abalou a popularidade de Lula. Em ambas, o governo foi classificado como ótimo ou bom por mais de 70% dos entrevistados. Na avaliação pessoal, o presidente bateu recorde no Ibope: 80% de aprovação.


Avaliação positiva do presidente alcança 84%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve novo recorde de popularidade, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem. De acordo com o levantamento, 73% avaliaram o governo como ótimo ou bom em dezembro, contra 20% que classificam o governo como regular e apenas 6% que entendem ser o governo ruim ou péssimo.

Essa é a melhor avaliação de um governo desde que a pesquisa CNI/Ibope começou a ser feita. O recorde anterior de Lula havia sido obtido em setembro passado, quando o governo obteve 69% de avaliação positiva. Antes disso, o recorde era de setembro de 1986, quando o governo do então presidente José Sarney recebeu 77% de avaliação positiva, no auge do Plano Cruzado.

A avaliação pessoal do presidente Lula também obteve novo recorde e chegou a 84% em dezembro contra apenas 14% de desaprovação. Outros 2% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em 141 municípios. Foram ouvidas 2.001 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Mais recordes

Os índices de avaliação positiva do governo e do presidente Lula já haviam registrado desempenho recorde na pesquisa CNT/Sensus, divulgada também na manhã de ontem. Nesta sondagem, o governo Lula recebeu avaliação positiva de 71,1% dos entrevistados, contra apenas 6,4% que avaliaram negativamente o governo. Também foi o melhor desempenho já registrado desde o início da série histórica, no ano de 1988.

De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, a avaliação pessoal do presidente Lula obteve o a segunda melhor avaliação desde que a pesquisa começou a ser produzida, subindo de 77,7% em setembro para 80,3% em dezembro.

O aumento da popularidade de Lula foi registrado em quase todos os segmentos da sociedade, com destaque para a faixa de brasileiros que ganha entre cinco e 10 salários mínimos, diz a pesquisa CNI/Ibope. No Nordeste, o saldo de aprovação positiva de Lula chega a 94%.

A pesquisa também mostra que a confiança no presidente cresceu sete pontos percentuais em relação à última edição, divulgada em setembro deste ano. No total, 80% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula, 18% não confiam e 2% não opinaram ou não quiseram responder.

Segundo mandato

Às vésperas de completar seis anos de mandato, Lula conta com o mesmo índice de confiança dos brasileiros registrado no primeiro ano do seu governo. Numa comparação entre o primeiro e o segundo mandato de Lula, 49% dos entrevistados consideram o segundo governo de Lula melhor que o primeiro, 39% avaliam como semelhante e apenas 11% consideram pior.

A nota média recebida pelo governo Lula também subiu de 7,4, registrada em setembro, para os 7,8 deste mês – também a melhor nota alcançada por um governo desde o início da pesquisa.

0 Comentários em “Lula tem novo recorde de aprovação”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --