sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Lula vai discutir crise com estados


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá realizar no início de janeiro uma reunião com alguns governadores para discutir medidas coordenadas entre governo federal e governos estaduais para enfrentar os sinais mais evidentes da crise sobre a economia real no Brasil. É o que informou na última terça feira o governador mineiro Aécio Neves, durante o evento que reuniu os presidentes do Brasil e França, Nicolas Sarkosy, no Rio de Janeiro.


"O presidente da República me disse agora pouco que pretende conversar já em janeiro com um grupo de 4 a 6 governadores de estados talvez das economias que estejam sentindo mais os impactos da crise para examinarmos algumas medidas conjuntas", afirmou Aécio Neves. Ele destacou que as medidas incluiriam questões do âmbito fiscal, envolvendo tanto as esferas federal como estaduais.

"O presidente conversou comigo, com certeza com o governador Sérgio Cabral e, acredito, com os governadores dos estados que tenham maior participação no PIB brasileiro", informou o governador, acrescentando que o convite poderá se estender, num segundo momento, a todos os governadores. Para ele, a iniciativa é positiva. "Nós queremos conjugar os esforços", afirmou.

De acordo com o dirigente mineiro, Lula estaria preocupado com setores específicos, como o comércio de carros usados, onde o crédito teria "desaparecido". Na reunião com os governadores, seria possível examinar medidas que possam ser tomadas no campo fiscal conjuntamente por estados e pelo governo federal.

Segundo Aécio, Minas foi o primeiro estado a tomar medidas de alongamento de pagamento de ICMS e aberto linhas de crédito para os setores mais atingidos pela crise que agora atinge a economia real, principalmente os ligados à cadeia do setor siderúrgico. "Quando o setor mineral sofre, a siderurgia e o setor automotivo também sofrem", exemplificou. A situação do estado, que concentra boa parte das demissões anunciadas recentemente pela Vale, foi agravada, ainda, pelas recentes chuvas. "Estamos analisando algumas medidas que eu pretendo formatar – e que vou anunciar nesta quarta-feira – que possam dar um pouco de alívio a 43 municípios do estado que estão hoje em situação de emergência", comprometeu-se o governador de Minas Gerais.

Aécio contou que o presidente Lula a se prontificar a ajudar Minas Gerais. "Nesse primeiro momento, (a ajuda) não será necessária", afirmou. "Mas, se for o caso, nós acionaremos o governo federal", disse.

0 Comentários em “Lula vai discutir crise com estados”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --