terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PF faz operação contra crimes em três estados


Seis pessoas acusadas de praticar crimes eleitorais, cujos nomes ainda não revelados pela Polícia Federal, tiveram prisão temporária decretada pela Justiça com base em denúncia do Ministério Público Estadual.

As informações foram divulgadas por meio de nota da Polícia Federal em Jales, município do interior paulista, que comanda a Operação Coleta, iniciada ontem em três estados.

De acordo com o comunicado, as investigações tiveram início em setembro. Os supostos criminosos teriam agido nas cidades de São Paulo, Castilho e Ilha Solteira, no estado de São Paulo; no município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul e em Coari, no Amazonas.

"Os participantes do esquema compravam votos de eleitores oferecendo cestas básicas, transportes, pagamento de contas e outras benesses", diz a nota da PF. O acusados também teriam emitido atestados médicos com o propósito de beneficiar candidatos às eleições municipais.

Além dos mandados de prisão, os agentes federais saíram às ruas com a missão de recolher objetos e documentos que possam comprovar os crimes.

Caso haja a confirmação, os presos poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, compra de votos, uso de documentos falsos e emissão de atestados médicos fraudulentos.

A utilização de expedientes como consultas médicas, doação de materiais de construção, além de outras vantagens faz parte da tradição político-eleitoral no Brasil. A operação da PFl visa combate esse tipo de fraude na disputa.

0 Comentários em “PF faz operação contra crimes em três estados”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --