terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mantega diz ter feito acordo com varejistas

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez suspense ontem sobre a possibilidade de prorrogação dos descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da chamada "linha branca". Mesmo assim, disse "ter compromissos" com os varejistas para proporcionar aos consumidores "o melhor Natal" possível.

Segundo ele, o compromisso prevê mais contratações e preservação dos empregos atuais. A segunda parte do acordo envolveria um empenho dos varejistas em fazer mais promoções e oferecer mais facilidades aos compradores. "Com isso, garantiremos que o último trimestre do ano será o melhor", disse Mantega, sem no entanto, declarar abertamente que a desoneração será mantida até o fim do ano. De acordo com ele, uma decisão nesse sentido será anunciada até o fim dessa semana.

A desoneração, que foi anunciada em 17 de abril deste ano e prorrogada em 29 de junho, tem prazo até o fim deste mês para acabar. Ela envolve os descontos para refrigeradores e geladeiras, que tiveram o imposto reduzido de 15% para 5%, máquinas de lavar, de 20% para 10%, "tanquinhos", de 10% para zero e fogão, de 4% para zero.

O ministro fez os comentários depois de reunião com a presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano e com outros representantes do setor varejista. Os participantes da reunião demonstraram confiança na possibilidade de sustentar essa política de IPI por mais tempo. Luiza se disse otimista, mas avalia que o setor tem feito de tudo para atrair os consumidores.

0 Comentários em “Mantega diz ter feito acordo com varejistas”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --