quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PT-SP muda regra para pré-candidatura

Em meio à indecisão entre lançar candidato próprio ou apoiar o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na eleição para o governo paulista, o PT de São Paulo decidiu ontem criar barreiras para as pré-candidaturas petistas. A partir de agora, quem quiser concorrer ao governo de São Paulo pelo partido vai precisar do apoio de pelo menos 1% dos filiados, cerca de 2.900 assinaturas.

- É impossível ser candidato sem base.

Adotamos este critério para evitar que qualquer pessoa se candidatasse, nem que fosse só para se projetar - disse o presidente estadual do PT, Edinho Silva.

Segundo ele, o processo de inscrição das pré-candidaturas começa no dia 1ode novembro.

Até agora, a direção do PT trabalha com seis nomes: os deputados Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda; Arlindo Chinaglia, ex-presidente da Câmara; o ministro da Educação, Fernando Haddad; o prefeito de Osasco, Emídio de Souza; a ex-prefeita Marta Suplicy; e o senador Eduardo Suplicy. Os nomes mais fortes são os de Palocci e Marta.

Não há prazo para uma definição.

O PT começará a ouvir amanhã os précandidatos e partidos aliados. Uma comissão composta por Edinho, os deputados Candido Vacarezza e Rui Falcão, o senador Aloizio Mercadante e o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, foi encarregada de fazer as consultas.

Enquanto conversa com todas as forças envolvidas, o PT ganha tempo para decidir entre a candidatura própria e o apoio a Ciro.

Segundo fontes de Brasília, o presidente Lula pediu a Ciro que espere até meados de outubro, quando o impacto da candidatura Marina Silva (PV-AC) deve se cristalizar, antes de tomar uma decisão. O PT paulista deseja uma candidatura própria, mas não vai se opor a apoiar Ciro caso haja uma orientação de Lula e um acordo entre o presidente e o deputado do PSB. Segundo fontes do partido, Lula deve chamar Ciro e dirigentes do PSB para uma conversa até a semana que vem.

0 Comentários em “PT-SP muda regra para pré-candidatura”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --