segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Presidente da Petrobrás: ampliação das áreas de petróleo não foi resultado da lei de FHC

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, rebateu com números e dados, em audiência pública na Câmara dos Deputados na terça-feira, que a lei 9.478 tenha sido a responsável pelo aumento da produção de petróleo, como disse Fernando Henrique Cardoso, em artigo badalado na mídia. “Não podemos dizer que a ampliação das áreas seja resultado desta lei em vigor”, afirmou Gabrielli. A lei 9.478 foi feita por FHC em 1997 e instituiu os leilões de concessões, conduzidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), para que as multinacionais explorassem o petróleo brasileiro.

Com números e gráficos Gabrielli mostrou que as grandes descobertas da Petrobrás, que garantiram a conquista da autossuficiência do país em petróleo, foram obtidas durante a vigência da Lei 2.004/53. Ou seja, durante o monopólio estatal, operado pela Petrobrás. Segundo Gabrielli, os dois campos de petróleo, Marlim e Marlim Sul, que elevaram a produção nacional foram descobertos em 1985 e 1987 respectivamente.

O dirigente da Petrobrás apresentou números que mostraram também que entre 1998 e 2002 o crescimento da produção se deu em áreas pesquisadas antes da lei que extinguiu o monopólio. E nos anos seguintes o crescimento se deu com base em campos explorados unicamente pela Petrobrás. As multinacionais não descobriram nada, mesmo com todos os incentivos dos tucanos. A Petrobrás, regiamente sabotada pela ANP - que chegou a definir em um dos leilões que a estatal só podia participar de 11% dos blocos - foi quem investiu e mostrou competência, e achou petróleo. Os dois principais campos já leiloados do pré-sal, Tupi e Júpiter, foram descobertos pela Petrobrás sozinha. As multinacionais não investiram nada.(Hora do Povo)

0 Comentários em “Presidente da Petrobrás: ampliação das áreas de petróleo não foi resultado da lei de FHC”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --