terça-feira, 27 de outubro de 2009

O canto da sereia ameaça o PSDB

A menos de um ano da eleição, os tucanos demonstram que pouco ou quase nada aprenderam com as eleições de 2002 e 2006. Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente, ainda sentem o sabor do pão que o PSDB amassou nas duas ocasiões. O partido corre o risco de repetir os mesmos erros na sucessão do presidente Lula, em 2010.


Como em 2006, o PSDB tem um nome com maioria na opinião pública, o governador de São Paulo, José Serra. Não há pesquisa que o tucano não lidere e que não bata, com folga, a candidata do governo, nas simulações de segundo turno.

Com a popularidade nas nuvens, é evidente que o presidente Lula pode fazer chover e eleger a ministra Dilma Rousseff. Mas risco é parte do jogo. O problema do PSDB é que o partido sofre do mal crônico da contemporização.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) anuncia todos os dias que é candidato a presidente da República, mas isso não o faz de fato candidato. Dilma nunca disse com todas as letras que é candidata. Alguém tem dúvidas de que ela será candidata?

Serra não diz que é candidato, mas o presidente Lula e o PT só o tratam como o adversário a ser batido nas eleições de 2010. É bobagem, portanto, a pressão do PSDB e aliados para que Serra se declare candidato. É uma falsa questão.

A discussão sobre a candidatura Serra mal encobre as pendências que o PSDB não consegue resolver. Esse é o caso de Minas Gerais, um problema que aumenta, em vez de diminuir, a cada soluço do governador Aécio Neves.

É evidente que os mineiros gostariam de ver um conterrâneo na Presidência da República, mas o próprio Aécio fez e faz campanha para tal. Ao esticar a corda, o governador arrisca-se a minar as chances, em Minas Gerais, de qualquer candidato do PSDB que não seja ele mesmo. Uma animosidade que hoje não encontra respaldo nas pesquisas.

Tanto em 2002 como em 2006, Aécio tratou da própria eleição e deixou o candidato presidencial tucano entregue à própria sorte, em Minas Gerais. Agora pode ir além e criar um clima de animosidade contra Serra.

Pelo menos desta vez o Ceará se mostra disposto a seguir o candidato do PSDB, seja ele Serra ou Aécio, muito embora a preferência do senador Tasso Jereissati, o cacique tucano local, recaia sobre o governador de Minas.

Em 2002, Tasso saudou a candidatura Serra na convenção do PSDB, levantando-lhe os braços, mas depois apoiou formalmente Ciro Gomes, então no PPS, para presidente. Tasso disse à cúpula tucana que, em 2010, não ficará contra o partido.

Nenhum tucano põe em dúvida a capacidade de Tasso para ajudar seu candidato, se decidir efetivamente disputar o governo do Estado, conforme anunciou no último domingo, aparentemente, no calor da convenção estadual do PSDB. Tasso já governou o Ceará por três vezes. Só tentará a quarta "no sacrifício". Com Serra candidato a presidente, seria uma prova indiscutível da "unidade" tucana.

Aécio estica a corda como fez Geraldo Alckmin em 2006. Serra quer decidir em março, no último minuto do prazo previsto na lei para que deixe o cargo para se candidatar a presidente. Aécio sairá de qualquer jeito, pois no mínimo será candidato ao Senado. No braço de ferro, não tem muito a perder.

Para José Serra, não tem sentido algum antecipar um processo que é longo e desgastante. Antes de outubro, tem a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, que começa em agosto do próximo ano, e antes do "horário eleitoral" tem as convenções nacionais partidárias, em junho.

Isso vale para todos. A partir de abril, os candidatos ficarão legalmente a descoberto para fazer campanha. A legislação é severa com o "candidato" que antecipa o processo eleitoral.

Dilma, por exemplo, ainda não é formalmente candidata, por isso aproveita-se de uma zona cinzenta para avançar na opinião pública. Depois de março, a situação será diferente.

Aécio tem dificuldades para descer do palanque. Em jantar, semana passada, com Fernando Henrique Cardoso e Sérgio Guerra, o governador foi mais acessível em relação a José Serra, mas nem quer ouvir falar na candidatura a vice numa chapa puro sangue do PSDB.

Ainda soa no ouvido do governador de Minas o canto da sereia que navega em mares lulistas: no PSDB, não é a vez dele, Aécio Neves; e se Aécio for candidato a vice de Serra, corre o risco de sofrer uma derrota, sendo ainda muito jovem e com a perspectiva de ganhar a Presidência, em eleições futuras.

FHC acha vital, um fator decisivo na eleição, Aécio disputar ao lado de Serra. O governador de São Paulo, por seu turno, não se mexerá enquanto não for decidida a questão do vice (problema, aliás, que também envolve a candidatura Dilma).

Visto de hoje, Serra acertou na estratégia de se candidatar a presidente na eleição de 2002, que tornou seu nome nacionalmente conhecido; acertou em 2004, ao se candidatar a prefeito; em 2006, ao se candidatar ao governo e em 2008, ao apostar na aliança PSDB-DEM para a prefeitura de São Paulo.

Falta a seus aliados acreditar na estratégia.

Raymundo Costa

0 Comentários em “O canto da sereia ameaça o PSDB”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --