quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cabral quer Força Nacional no Rio já


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou ontem que é favorável à presença “já” da Força Nacional de Segurança como forma de reforçar a segurança do processo eleitoral no Estado. “A Força Nacional de Segurança deveria vir imediatamente e ficar, inclusive depois das eleições”, afirmou o governador, após participar de evento na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

Cabral reiterou a importância de garantir a segurança nos 92 municípios do Rio durante as eleições. “Acredito que na questão de segurança pública temos que somar força com o governo federal e com outros estados. Vamos garantir um processo limpo e democrático aos candidatos, com o direito de ir e vir. Se o TRE desejar que eu assine com o presidente (do tribunal) a solicitação (para a presença da Força) eu assino com o maior prazer”, disse. E emendou: “Quem dera que a Força Nacional (de Segurança) ficasse (no Rio) o tempo inteiro”.

O governador ponderou, contudo, que a decisão de pedir a ação de uma força-tarefa, com o auxílio do governo federal, é uma competência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), presidido pelo desembargador Roberto Wider. “Ontem (segunda-feira), eu conversei com o presidente do TRE. Disse a ele que como estamos num processo eleitoral, com regras especiais, a maior autoridade nesse sentido é o tribunal. Ele agradeceu. Eu acho que é ele quem deve comandar essa demanda.” Na avaliação do peemedebista, o combate à criminalidade deve ser feito antes, durante e depois das eleições. “É muito grave ter candidatos que não conseguem entrar em áreas ou candidatos beneficiados por estruturas paralelas. Mais grave ainda são os jornalistas não podendo realizar o seu trabalho.”

0 Comentários em “Cabral quer Força Nacional no Rio já”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --