quarta-feira, 30 de julho de 2008

CPI dos Grampos marca depoimento de Protógenes


Integrante da CPI dos Grampos na Câmara, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) confirmou ontem que o delegado Protógenes Queiroz, afastado do comando da Operação Satiagraha, prestará esclarecimentos na semana que vem à comissão. Segundo Jungmann, dependendo do que o policial disser, Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente da República, poderá ser convocado a depor.

"Seria interessante chamá-lo (Carvalho). Só que ele é grampeado e não grampeador. Mas (no momento) mais vale ouvir o Protógenes. Mas se for necessário convidá-lo (Carvalho), evidentemente que a CPI o fará´´, disse Jungmann.

Na quarta-feira da próxima semana, Protógenes vai prestar esclarecimentos à comissão. Depois dele, a CPI pretende ouvir o juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo --que decretou a prisão do banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha.

A expectativa é que Protógenes e Sanctis detalhem o suposto envolvimento de Dantas em práticas de interceptação ilegal tanto na Operação Chacal - na qual a Polícia Federal desmontou esquema de escutas clandestinas - quanto na Satiagraha.

Porém, Carvalho poderia ser chamado a depor na CPI porque a divulgação de uma conversa telefônica entre ele e o ex-deputado do PT Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) indicaria a existência de escutas telefônicas no Palácio do Planalto.

Na conversa, o chefe de gabinete e Greenhalgh tratam de Humberto Braz - um dos assessores de Dantas. Após a divulgação da conversa telefônica, Carvalho emitiu nota negando que tenha vazado informações sigilosas sobre as investigações relativas à Operação Satiagraha.

Já nesta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) articulem com a Câmara e o Senado a votação do projeto encaminhado pelo governo, que aumenta o rigor sobre o controle dos grampos telefônicos no país.

1 Comentários:

  • quarta-feira, 30 julho, 2008
    ZEPOVO Disse:

    O grampo está tão facil que já tem grampeador grampeado. É o que aconteceu com Protógenes.

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --