quarta-feira, 9 de julho de 2008

IBGE prevê safra recorde, apesar do clima adverso


O clima desfavorável voltou a afetar a colheita deste ano. Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a safra de grãos fechará 2008 em 143,6 milhões de toneladas, 0,5% menor do que o previsto em maio. O resultado, porém, ainda assegura produção recorde neste ano 7,9% superior a do ano passado .

Segundo o IBGE, a retração em junho foi provocada principalmente pelas perdas na lavoura de milho da segunda safra, que sofre com "fatores climáticos."

Também divulgada ontem, a projeção de junho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), do Ministério da Agricultura, apontou a mesma tendência: uma redução de 0,6% na safra 2007/8. Foi estimada uma produção 142,42 milhões de toneladas de grãos neste ano, volume 8,1% superior à colheita passada.

A Conab estima que a safra 2007/8 será "a maior da história do país". A retração em junho, diz, ocorreu pelas geadas nas lavouras do milho "safrinha" no Paraná, além da estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

0 Comentários em “IBGE prevê safra recorde, apesar do clima adverso”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --