quarta-feira, 30 de julho de 2008

Patrulhados no exterior


Dois casos envolvendo imigrantes clandestinos brasileiros nos Estados Unidos chamaram a atenção nesta semana. Um dos ilegais brincou com a sorte num país em que a lei costuma ser cumprida à risca. Sem documentos, foi parado em uma barreira policial na última sexta-feira, em Massachusetts, e alertado para não voltar a dirigir sem carteira, sob ameaça de ser preso e deportado. Mas ele repetiu o erro, desta vez supostamente com cigarros de maconha no veículo. Recusou-se a parar na barreira, tentou fugir e acabou morto a tiros.

Uma segunda personagem, de Governador Valadares, tornou-se celebridade em Nova Jersey ao ganhar US$ 125 milhões em uma loteria. O detalhe é que, como ela estaria em situação irregular no país, não pôde aparecer para pegar o dinheiro. Episódios como esses reforçam o paradoxo da política migratória dos Estados Unidos: o país precisa de mão-de-obra barata para setores como construção civil, mas luta para proteger o mercado em profissões de maior qualificação. É um cenário distinto do observado no Canadá — que oferece facilidades na tentativa de atrair trabalhadores de alto nível — e semelhante ao da Europa, onde também há carência de empregados para os postos de menores salários.

Nos Estados Unidos, a depreciação contínua do dólar e a expectativa de quase paridade com o real desestimulam os aventureiros que alimentavam o sonho americano. Essas pessoas rumam para a Europa, o Canadá ou a Austrália. E a conseqüência é um Velho Continente mais fechado para latino-americanos, africanos e asiáticos. Uma das reações mais agressivas ocorreu na Itália, onde ciganos têm as digitais recolhidas e o patrulhamento contra estrangeiros ilegais incentiva debates sobre o desrespeito aos direitos humanos. O Conselho Europeu alertou que as medidas podem “fomentar a xenofobia”.

Passada a febre da globalização, da integração das economias, o que se vê é uma onda de nacionalismo e protecionismo irrefreáveis. Ela se manifesta sobretudo nas legislações sobre imigração e nas negociações comerciais. E quem sai perdendo são as nações em desenvolvimento, que mal se beneficiaram da etapa anterior.

0 Comentários em “Patrulhados no exterior”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --