quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gabeira: "Sem a imprensa, não quero ir"


Um dia após considerar a adoção de uma força-tarefa como solução "paliativa", o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou ontem que não entrará em comunidades em que se sinta ameaçado ou onde precise ser escoltado por autoridades.

– Acho indelicado pedir ajuda neste momento. De que adianta subir o morro até certo ponto com o fotógrafo para, logo em depois, ele ser impedido de continuar, e eu ter que seguir sozinho? Sem a imprensa não quero ir – enfatizou Gabeira.

Alheios à reunião entre a Justiça Eleitoral, a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública – que ocorria alguns andares abaixo, no prédio do TRE – Gabeira, seu vice, deputado Luiz Paulo Correa da Rocha e o ex-governador Marcello Alencar conversaram com o juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira, que coordena a fiscalização da propaganda no Estado, a corregedora regional eleitoral, juíza Jacqueline Montenegro, e com o presidente do órgão, Roberto Wider.

- Viemos constatar que há falta de liberdade, que não temos o direito de ir e vir por causa do tráfico ou da milícia. Não viemos pedir proteção para entrar em lugar algum. Se disserem que não podemos subir, a gente volta porque não queremos colocar a vida de ninguém em risco - disse Luiz Paulo.

Gabeira assinalou que a ida dos candidatos às comunidades, junto com a polícia, pode representar ameaça para os próprios moradores, que ficariam desguarnecidos após a saída do grupo.

– Entrar nas comunidades com uma força policial é um entendimento equivocado. Depois todo mundo vai embora, menos o morador, que permanece lá em cima – ponderou o candidato.

O deputado negou que tenha tido problemas com a milícia ou traficantes em sua campanha até o momento. Especulava-se que a agenda de Gabeira para o fim de semana incluiria ida à Vila Cruzeiro, onde jornalistas foram intimidados. Gabeira não confirmou o compromisso, mas fez críticas ao rumo que a eleição está tomando.

– A conclusão é que esta não pode ser uma eleição totalmente democrática.

1 Comentários:

  • quarta-feira, 30 julho, 2008
    ZEPOVO Disse:

    Quando vão reconhecer que as autoridades perderam o controle do território dos morros para o crime, incluido aí as milícias?
    E quando vão perceber que estão quase perdendo o controle das polícias, que estão virando milícias.
    Os policiais sempre fizeram bicos como segurança privada. As autoridades e oficiais primeiro fingiam que não sabiam, depois acharam que era uma maneira de compensar os baixos salários. Agora que os policiais inverteram e o bico é a corporação estão todos calados. Com medo, porque sabem o tamanho da encrenca...

    delete

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --