quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Indústrias de suco mais perto do Nordeste


Em sua tentativa de atrair investimentos das grandes indústrias de suco de laranja sediadas em São Paulo - Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Dreyfus -, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) patrocinará, a partir do dia 20, um "tour" do presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, por sua área de influência.

Ainda que das grandes a Abecitrus represente hoje apenas a Cutrale, que lidera o ranking mundial das exportações de suco de laranja, é conhecida a influência de movimentos de uma empresa nos passos de concorrentes. E, segundo fontes ligadas às indústrias, a resistência delas em desenvolver projetos no Nordeste aos poucos vem sendo dissolvida.

A viabilidade econômica de se desenvolver o plantio de laranja e a produção de suco no Vale do São Francisco foi analisada - e comprovada - pelo Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo (Pensa/USP). Como já informou o Valor, o Pensa chegou à conclusão de que a região apresenta vantagens como disponibilidade de água de boa qualidade, infra-estrutura disponível, baixos custos das terras e mão-de-obra boa e barata.

Para Ademerval Garcia, presidente da Abecitrus, as vantagens justificam a visita e, eventualmente, futuros investimentos. Por caixa de laranja colhida, o Nordeste pode ter custo quase 30% menor que o paulista.

0 Comentários em “Indústrias de suco mais perto do Nordeste”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --