sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Consumo brasileiro sobe 6% em julho


A demanda brasileira por energia elétrica cresceu 6,1%, em média, no mês de julho em comparação ao mesmo período do ano passado, impulsionada sobretudo pelo bom desempenho das classes residencial e comercial, de acordo com dados divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O volume consumido no sétimo mês do ano atingiu 32.509 gigawatts-hora (GWh), o segundo maior do ano. No acumulado de janeiro a julho, a demanda pelo insumo teve crescimento de 3,8% sobre igual intervalo de 2007.

A melhora de renda da população e a maior oferta de crédito têm estimulado o consumo de energia elétrica nas residências, pontos de comércio e na área de serviços. Temperaturas acima da média histórica registradas em julho nas regiões Centro-Oeste e Sudeste - que contribuem para o maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores - também ajudaram a acelerar o consumo nacional de energia.

Nas residências, a demanda teve forte acréscimo de 8,4% em julho, sobre mesmo período de 2007, com destaque para os estados de Minas Gerais (13,1%), Pará (14,1%) e Paraná (10,6%). No acumulado do ano, o consumo residencial aumentou 5%, com destaque para as regiões Sul (avanço de 5,1%) e Nordeste (4,7%).

No período de um ano - entre julho de 2007 e julho de 2008 -, o número de unidades consumidoras residenciais cresceu 3,5% no Brasil, com a incorporação no período de 1,8 milhão de novos pontos de consumo. Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou uma melhoria no acesso da população a serviços como iluminação elétrica e linha de telefone fixo, além de bens duráveis, como geladeira, televisão, máquinas de lavar roupa e microcomputadores.

Na área comercial, o consumo teve elevação de 7,2% em julho sobre o mesmo mês de 2007, com altas significativas em todas as regiões brasileiras. A EPE aponta a diminuição do desemprego e o aumento da massa salarial, além da fartura de crédito, como fatores para a melhora do comércio e, consequentemente, a maior utilização de energia. Até julho, a demanda nessa classe acumulou crescimento de 4,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O consumo na indústria também teve crescimento de 5,3% em julho em comparação ao mesmo período de 2007. No acumulado de janeiro a julho, a demanda do setor, que responde por mais de 40% do mercado de eletricidade, avançou 3,3%.

0 Comentários em “Consumo brasileiro sobe 6% em julho”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --