Os integrantes das campanhas a prefeito nas cinco maiores capitais do país enxergam a propaganda eleitoral na televisão como o momento para dar fôlego aos candidatos que até agora figuram na rabeira das pesquisas eleitorais. Bem-sucedido, o horário gratuito poderá fortalecer o concorrente trazendo mais dinheiro e mais recursos para a empreitada. Do contrário, o aspirante a prefeito pode se ver preso numa campanha murcha e sem perspectivas.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, os comitês de Gilberto Kassab (DEM), Fernando Gabeira (PV), Márcio Lacerda (PSB), Walter Pinheiro (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB) esperam que a televisão ajude a dar visibilidade a seus candidatos e fortalecer a campanha de rua. A meta não é só transmitir ao eleitor a biografia dos candidatos, mas garantir que até o início de setembro esses nomes passem a figurar como competitivos e não apenas coadjuvantes nas eleições.
Os assessores de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte esperam que os eleitores o abracem como candidato do prefeito Fernando Pimentel (PT) e do governador Aécio Neves (PSDB). Na campanha, vale até reforçar os laços com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visto como forte aliado. Tudo isso para dar fôlego ao crescimento de Lacerda. Na última pesquisa Ibope, feita entre 11 e 13 de agosto e registrada no TRE de Minas com o número 53863/2008, o socialista tem 9%. Ele aparece atrás de Jô Moraes (PC do B), com 18%, e Leonardo Quintão (PMDB), que tem 10%. O levantamento possui margem de erro de três pontos.
O petista Walter Pinheiro usará a imagem do presidente e do governador Jaques Wagner (PT) para alavancá-lo da quarta posição que ele aparece na pesquisa Ibope realizada entre 2 e 4 deste mês, registrada no TRE-BA sob o número de 220/2008 e com margem de erro de quatro pontos percentuais.
“O nosso candidato tem a mesma origem sindical do Lula e do Jaques Wagner. Por isso, queremos fazer o alinhamento dos astros: o PT na Presidência, no governo estadual e a oportunidade de ter no governo municipal”, afirmou Fábio Lima, um dos responsáveis pelo marketing de Pinheiro.
Parceria
E não só petistas pretendem aliar a imagem a Lula. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, quer destacar a boa parceria entre a prefeitura, estado e o governo federal. Poupar Lula, mas criticar a petista Marta Suplicy, pelo menos essa é a estratégia do democrata. O foco da campanha é bater na comparação entre as suas realizações e os quatro anos que a ex-ministra administrou a capital paulista.
Se a propaganda ajuda a engordar os caixas, serve também para garantir que empreitadas que começaram bem não percam a força. É o caso de Manuela d’Ávila (PCdoB) que concorre à Prefeitura de Porto Alegre. Apesar de ter sido a deputada mais votada em 2006, a cúpula da campanha preferiu utilizar os primeiros dias do horário eleitoral para dar destaque à biografia da comunista.
“As pessoas que já ouviram falar dela vão saber o que a Manuela pensa e propõe”, afirmou o coordenador-executivo da candidatura Adalberto Frasson. Depois de apresentá-la, será o momento de mostrar as diferenças entre os outros candidatos: o prefeito José Fogaça (PMDB) e a petista Maria do Rosário. A estratégia visa firmá-la como concorrente a um eventual segundo turno.
No Rio de Janeiro, a campanha do deputado Fernando Gabeira (PV), sob a batuta do publicitário Lula Vieira, prepara um programa centrado na credibilidade da vida política construída em Brasília com depoimentos de artistas como Caetano Veloso e Nelson Motta. Gabeira tem mais entrada na Zona Sul carioca e planeja aumentar sua participação na fatia das regiões mais pobres.
Veja o calendário eleitoral
Propaganda inicia hoje
A campanha eleitoral começa a esquentar a partir de hoje, com o início do horário gratuito no rádio e na televisão — arma considerada fundamental pelos candidatos para a vitória nas urnas. Seja com poucos segundos ou abastados minutos na mídia eletrônica, é o momento em que aqueles que almejam uma vaga de vereador ou o comando de uma cidade têm para se apresentar ao eleitorado, reafirmar posições e propostas. E para chegar àqueles que optam por desligar o aparelho durante os 30 minutos de propaganda, os candidatos têm uma alternativa poderosa: as inserções durante a programação normal das emissoras.
No primeiro dia, o eleitor vai conhecer os candidatos a vereador. Quem concorre a uma vaga na Câmara, vai aparecer às terças-feiras, quintas e sábados, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na TV. A propaganda para prefeito vai ser veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos mesmos horários, até 2 de outubro, três dias antes das eleições.
O sociólogo e pesquisador Marcos Coimbra afirma: “O impacto da propaganda política varia conforme as eleições.” Em Belo Horizonte, Coimbra diz que esse impacto será grande.