sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Crivella impedido de usar imagens de Lula


O senador Marcelo Crivella, candidato do PRB à prefeitura do Rio de Janeiro, não poderá usar imagens e áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), determinou ontem a Justiça Eleitoral. O juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa, atendendo liminares do PT e do PMDB, proibiu que Crivella veicule no horário eleitoral gratuito vídeo e áudio de 34 segundos em que aparece ao lado de Cabral e de Lula.

Crivella tem 48 horas para apresentar sua defesa. O descumprimento da decisão implicará multa de R$ 20 mil sobre cada divulgação irregular. Na fundamentação, o juiz da 8a zona eleitoral do Rio afirma que as imagens revelam "apoio claro, veemente e eloqüente do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral à campanha de Crivella, de outro partido que não os destes, o que é vedado por lei".

"Luladependentes"

Nenhum candidato à prefeitura do Rio de Janeiro personifica melhor o racha da esquerda nas eleições municipais que Chico Alencar (PSOL): ex-petista e dissidente do governo federal, hoje lança duras críticas contra Alessandro Molon (PT) e Jandira Feghali (PcdoB), a quem chama de "luladependentes".

Sabatinado em evento promovido pelo Grupo Estado, ontem Chico Alencar rejeitou ainda a idéia de "voto útil da esquerda", que tem sido pedido por Jandira aos eleitores - o que favoreceria a própria candidata, que apareceu tecnicamente empatada com Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes (PMDB) na liderança da última pesquisa de intenção de votos.

"A Jandira deveria falar com Crivella e Eduardo Paes, que são aliados dela. Todos são luladependentes, participam do governo federal, do governo estadual. Ela está batendo na porta errada", atacou Chico Alencar, que minimiza a influência das primeiras pesquisas no resultado final da disputa. Eduardo Paes também esteve na mira do candidato, que criticou seus altos gastos de campanha e a rápida mudança da oposição à base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando deixou o PSDB para ingressar no PMDB. Chico Alencar ironizou a efêmera aliança entre o candidato do PT e o governador Sérgio Cabral (PMDB). "Molon ficou comovido e emocionado com uma aliança com o Cabral... Aliança que só não se consubstanciou porque ele tomou um pezão", disse ele, referindo-se ao nome do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

Entretanto, o candidato não descartou uma aliança do PSOL com o PT ou o PCdoB no segundo turno. Caso eleito, Chico Alencar prometeu revisar contratos, concessões e contas da atual prefeitura. Um dos principais alvos pode ser a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que hoje administra sozinha o carnaval carioca.
Alencar classificou a situação como "monopólio do espetáculo" e relembrou casos de votos combinados entre jurados dos desfiles. Construída pela gestão Cesar Maia, a Cidade da Música não seria oferecida como concessão à iniciativa privada: "A herança maldita pode ser bendita caso se consiga uma integração com as escolas da região."



0 Comentários em “Crivella impedido de usar imagens de Lula”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --