sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Obama focaliza economia e parte para contra-ataque


Enquanto a mídia se preocupava em saber quem será seu companheiro de chapa, o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, mudou de estratégia. A ordem agora é fazer discurso mais popular, trazer soluções para a economia americana e atacar o oponente. Em campanha no estado da Virgínia, considerado reduto republicano, ele se reuniu com o governador Tim Kane, um dos cotados para ser o vice. Em vez de apenas tentar responder as críticas, Obama aproveitou um erro do rival, John McCain, e atacou. O objetivo é não apenas se diferenciar do rival, mas também tomar distância dele nas pesquisas.

Na véspera, um repórter havia perguntado a McCain quantas casas ele tem. O candidato não soube responder — disse que depois “o pessoal” da campanha informaria. Obama, que ontem escolheu falar sobre os problemas econômicos nos Estados Unidos, não perdeu a oportunidade para fustigar o adversário. “Alguém perguntou para John McCain quantas casas ele tem, e ele respondeu: ‘Não tenho certeza, vou ter que checar com o meu pessoal’”, afirmou o candidato democrata, enquanto a platéia ria. “Acho que se você não sabe quantas casas tem, então não chega a ser surpreendente que você pense que a economia é ‘fundamentalmente forte.’”

Mais tarde, McCain disse aos repórteres que tem quatro propriedades, mas estima-se que sejam sete, na verdade. Obama tem uma casa em Chicago, no valor de U$ 1,65 milhão, e aproveitou essa “vantagem” para apontar que McCain está distante dos eleitores para entender a pobreza. “Mas se você é como eu, e tem apenas uma casa, ou se você é como milhões de pessoas que estão lutando para pagar a hipoteca e não correr o risco de perder a casa, você tem uma perspectiva diferente”, comparou.

Além de ensaiar a nova estratégia de campanha, Obama aumentou a expectativa da imprensa ao afirmar que já escolheu o vice — sem dar nenhuma pista sobre o nome. “Eu não vou comentar nada até que o mundo saiba quem será meu companheiro na campanha”, afirmou na saída de um evento em Chester (Virgínia). O democrata admitiu que a escolha foi difícil: “Tínhamos algumas ótimas opções”. Disse que procurou alguém preparado para ser presidente, caso necessário, e capaz de ajudar a fortalecer a economia. “Quero que seja independente, que possa se contrapor a minhas noções preconcebidas e me desafiar, para que tenhamos um bom debate na Casa Branca”, teorizou.

Obama e McCain estão praticamente empatados nas intenções de voto. A próxima cartada, para ambos, é a convenção partidária que oficializará cada uma das chapas — eventos de quatro dias, marcados para a semana que vem (democratas) e a seguinte (republicanos). “É uma grande exposição nacional para os candidatos, a chance de subir ao palco em um momento em que os eleitores estão realmente prestando a atenção”, afirmou à agência Reuters o consultor Chris Kofinis.

Uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal The New York Times reafirmou a disposição da maioria dos americanos de votar “com o bolso”: 40% dos entrevistados apontaram economia e emprego como as maiores preocupações. E o candidato republicano não parou de atacar o adversário especialmente nesse tema. A campanha de McCain lançou ontem um novo anúncio de TV que mostra pessoas desanimadas e um texto afirmando que Obama vai aumentar os impostos e o preço do combustível.


PÓ SUSPEITO NO COMITÊ DE MCCAIN
Uma carta sem remetente, contendo ameaça e uma amostra de pó branco n]ao identificado, foi enviada ao comitê de campanha do republicano John McCain no subúrbio de Centennial, nas redondezas de Denver. De acordo com as autoridades, uma equipe especializada vai determinar se o material é algum composto químico perigoso. Segundo Andy Lyon, da Companhia Metropolitana de Bombeiros de Parker South, um funcionário abriu o envelope e viu o pó branco na tarde de ontem. Denver, no estado do Colorado, será o local da Convenção Nacional Democrata, que será aberta na segunda-feira e vai oficializar a candidatura de Barack Obama à Casa Branca.

0 Comentários em “Obama focaliza economia e parte para contra-ataque”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --