quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Forças Armadas treinam na Amazônia


Cerca de 5.000 homens da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizam desde o dia 4, no Amazonas e em Roraima, uma manobra com exercícios militares contra uma possível invasão da região. A Operação Poraquê - nome do peixe elétrico que vive na Amazônia -, prevista para terminar no dia 15, também trabalha com foco na integração das forças naval, terrestre e aérea em ações de combate na selva, como patrulha em águas sob a jurisdição do país, além de atividades de coordenação e garantia da superioridade no espaço aéreo.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa. O comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, ressaltou a importância da operação para o exercício das práticas militares para proteção da Amazônia. "Com isso, estamos aperfeiçoando nossa doutrina para atuar cada vez melhor no apoio logístico na região. A operação nos ajuda ainda a atualizar dados de perícia e a manter contato com a população civil".

O general observou que a força militar brasileira requer melhorias para lidar com possíveis situações de guerra. Ele lembrou a preocupação do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, quanto ao monitoramento da Amazônia. "Temos de considerar que um conflito armado não acontece de uma hora para outra. Nesse caso, temos um tempo de preparação e teríamos condição de acionar a estrutura necessária", disse o general.

0 Comentários em “Forças Armadas treinam na Amazônia”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --