quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Brasil será auto-suficiente em diesel em 2012


A Petrobras estima que a entrada em operação das refinarias de Abreu Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) tornem o país auto-suficiente na produção de óleo diesel a partir de 2012.

Para o curto prazo, a projeção da companhia é reduzir a importação do produto em mais de 30% este ano graças à instituição da mistura de 3% de biodiesel ao óleo e à entrada em operação de uma nova unidade de conversão de coque na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, a Petrobras importa cerca de 100 mil barris de diesel por dia. De acordo com o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, a compra do produto do exterior aumentou este ano devido à geração de energia a partir de termelétricas a diesel. Segundo ele, a adoção do B3 - que entrou em vigor em 1º de julho - contribuirá para a redução de 20% desse volume, enquanto outros 12 mil barris por dia deixarão de ser importados graças à nova unidade da Reduc, que entrou em operação há três semanas.

"Já reduzimos de 100 mil para 68 mil barris por dia de diesel em termos de importação. Esses dois fatores vão ser bastante importantes em termos da redução de importação e da balança de pagamentos", afirmou Costa, que participou hoje de entrevista sobre a instalação de uma nova refinaria no Ceará. A produção da unidade cearense será destinada principalmente à exportação.

0 Comentários em “Brasil será auto-suficiente em diesel em 2012”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --