quarta-feira, 11 de abril de 2007

Enade: bolsistas têm melhores notas


Desempenho de alunos do ProUni foi superior ao dos não-bolsistas em 14 áreas

Os alunos beneficiados pelo programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas para alunos de baixa renda, negros e índios, tiraram notas médias mais altas do que os não-bolsistas, no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), teste substituto do Provão. Eles tiveram melhor desempenho nas 14 áreas do conhecimento em que havia bolsistas matriculados, incluindo administração e direito. Os resultados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e se referem apenas aos calouros, isto é, universitários que cursaram entre 7% e 22% do curso.

Um dos bolsistas obteve a nota mais alta entre todos os alunos do curso de formação de professores: 84,2, numa escala de 0 a 100. Em administração, área com maior número de universitários no país, os alunos do ProUni atingiram nota média de 42,3, na mesma escala, enquanto os não-bolsistas ficaram com 34,4. A vantagem dos bolsistas foi de 7,9 pontos. Em direito, os beneficiados pelo ProUni tiraram 43,5 contra 38,4, uma diferença de 5,1. A maior distância (9 pontos) ocorreu nos cursos de biomedicina: 45,7 a 36,7.

- Conseguimos combinar a democratização do acesso com a melhoria da qualidade. Os dados mostram que esses alunos estavam fora do ensino superior não por despreparo, mas porque eram pobres - disse o diretor de Avaliação e Estatísticas da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dilvo Ristoff.

Resultados estão sujeitos a margens de erro

Como o Enade é aplicado sobre uma amostra de estudantes, a comparação dos resultados está sujeita a margens de erro, como nas pesquisas eleitorais. Em nove das 14 áreas avaliadas, a vantagem dos alunos do ProUni vai além da margem de erro. Portanto, é estatisticamente relevante, segundo o Inep, órgão do MEC responsável pelo exame. Nas outras cinco áreas (biblioteconomia, ciências econômicas, música, secretariado-executivo e teatro), a vantagem está dentro da margem de erro.

Pela primeira vez, o Inep identificou quem recebe bolsa do ProUni, entre os selecionados para o Enade. Das 15 áreas avaliadas, apenas arquivologia ficou fora da comparação, porque o curso é oferecido apenas por universidades públicas. Para ganhar bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar máxima de R$570 por pessoa. O MEC pretende divulgar os resultados gerais do Enade 2006 em maio.

0 Comentários em “Enade: bolsistas têm melhores notas”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --