domingo, 1 de abril de 2007

A folha da o tom do golpe

Quero deixar bem claro que eu não concordo com nada daquilo que está escrito neste artigo da Folha de São Paulo, mas como muitos leitores não tem acesso a Folha para assinantes, resolvi transcrever na íntegra o texto para que vocês leiam e analise e tirem suas conclusões. Para mim fica mais que claro, a folha juntou-se aos militares, está botando mais lenha na fogueira e incitando os militares a partir para o golpe de Estado....

Militares nunca engoliram Pires
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O descaso do governo Lula com a gestão da crise aérea e a teoria sindicalista de relações de poder acabaram de colocar o Brasil frente ao maior impasse na área militar desde a redemocratização, em 1985. Houve crises anteriores. No governo Sarney, eram variadas -houve vazamento de planos para endurecimento do regime, em 87, e um quase-levante por melhores soldos no ano seguinte. Collor e Itamar tiveram relações difíceis, e mesmo o diplomático FHC teve de enfrentar uma revolta no generalato por mais verbas em 2000. Mas o ineditismo da crise atual reside no fato de que há uma quebra de hierarquia legitimada pelo poder civil. Não que alguém vislumbre idéias golpistas, cujas sombras sempre são exageradas; é a natureza da relação entre políticos e militares que está em jogo.

O fundamento da instituição militar é o respeito pela hierarquia. Há intrigas, traições, grupos internos, como em qualquer agrupamento humano. Mas o edifício de uma Força militar é baseado na disciplina -com tudo de hipocrisia que isso possa implicar, e não está em questão na crise atual. Os militares nunca engoliram o ministro Waldir Pires, da Defesa. Nem tanto pelo passado antimilitar e esquerdista do ministro, mas pelo fato de ele ter tratado os controladores de vôo como "companheiros".

Seu movimento inicial na crise, de abrir canais com os sargentos que controlam os vôos, acabou sendo desmontado aos poucos. A FAB endureceu progressivamente, seguindo o seu princípio da hierarquia. Como sempre, há abusos relatados. O Comando da Aeronáutica exagerou? Provavelmente. Mas é preciso ter em mente que, dada a estrutura precária do sistema de controle de vôo num ambiente militar, não havia outro caminho concebível para a FAB. Enquanto isso, o governo enrolou os envolvidos. Fez uma pantomima de desmilitarização, prometeu discutir aumentos e, principalmente, deixou os passageiros ao léu. Um sistema de gerenciamento civil ineficiente, baseado na Anac e Infraero, completou a equação junto a empresas despreparadas e gananciosas. Resultado: crise crônica com agudizações eventuais. E os controladores nem eram os principais artífices nos apagões anteriores, embora levassem a culpa sistematicamente.

O problema é que anteontem a corda, esticada desde outubro do ano passado, estourou. Os controladores explicitaram de vez o poder que a estrutura lhes permite. Meia dúzia de sargentos podem parar o país. Sem opções ao ver o sistema aéreo entrar em colapso em 20 minutos na noite de sexta, o governo federal cedeu. Dobrou os joelhos e desautorizou o comandante da FAB, Juniti Saito. Como o presidente Lula está fora, a negociação foi tocada no melhor estilo chão-de-fábrica pelo ministro Paulo Bernardo.

Humilhou Saito: além de vetar a ordem de prisão que ele pretendia aplicar aos amotinados, não permitiu que ele participasse das negociações. Saito pode até compor, ao estilo sindical do governo, mas o caminho natural seria entregar o cargo. Para piorar, o acordo que Bernardo costurou subverte a ordem militar, ao garantir que não haveria punições para uma situação de motim. O movimento pode incentivar a outros militares mal-pagos a fazer suas exigências. Militar não é sindicalista. O controle dos vôos deve ser civil? Há argumentos para o sim e o não. O que não dá é tentar resolver a coisa sob ameaça, com um documento rascunhado às pressas. E o governo não pode nem dizer que com isso evitou o caos. Ele já está aí, e o texto não dá garantia alguma de que os controladores não repetirão o movimento da sexta. Os sargentos têm seu ponto: são insubstituíveis no cenário atual. Os operadores da Defesa Aérea precisam de meses de treinamento para assumir as cadeiras dos colegas, para ficar na opção que Saito cogitou na sexta-feira. É receita pronta para novos acidentes.

Lula, que se gaba de ter poderes fenomenais de negociação outorgados por anos de sindicalismo, terá que acalmar as Forças Armadas, provavelmente entregando a cabeça de Pires, mas é improvável que a situação na Aeronáutica se pacifique sem que os controladores sejam enquadrados. E, se isso acontecer, o país pode parar de novo. O nó é enorme.

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