quarta-feira, 18 de abril de 2007

Tucanos fora do “lobby

Um discurso enfático do deputado Arnaldo Madeira (SP), em reunião da bancada do PSDB na Câmara, realizada ontem de manhã, praticamente tirou o partido do lobby pelo fim da reeleição nos cargos executivos. O assunto vinha aparecendo nos jornais como sendo costura conjunta dos tucanos com o PT. Madeira não só negou, como se anunciou contrário ao fim da reeleição. Ganhou o apoio de vários colegas. “Eu também sou favorável à reeleição”, concordou Edson Aparecido (SP).

O debate será estendido à reunião da Executiva nacional do PSDB, marcada para hoje. Entre os tucanos, o maior defensor da idéia de acabar com a possibilidade de reeleição é o governador de Minas, Aécio Neves. Ele recebeu uma comitiva da bancada federal de seu partido na segunda-feira. E disse aos deputados ser favorável à idéia, embora tenha garantido que não vai fazer nenhuma articulação por ela.

Um dos parlamentares que estiveram com Aécio foi o líder da Minoria na Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS). Coube a ele relatar o encontro com o cacique mineiro na reunião da bancada. Sobre o fim da reeleição, Redecker mencionou haver “um consenso das lideranças do partido” pelo fim da reeleição. Ex-líder do governo nas gestões do presidente Fernando Henrique Cardoso — quando a emenda da reeleição foi aprovada —, Arnaldo Madeira nem pediu a palavra. Interrompendo Redecker, desmentiu a tese do consenso aos brados e propôs que o tema sequer fosse discutido ali.

Em Porto Alegre, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu o tom da posição tucana sobre o tema. “Eu fui e continuo sendo favorável (à reeleição)”, disse.

0 Comentários em “Tucanos fora do “lobby”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --