domingo, 1 de abril de 2007

Lula contraria Bush e diz que investimento no Irã seguirá

A Petrobrás vai continuar investindo no Irã, país que tem sido parceiro comercial importante para o Brasil. Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às críticas do governo americano ao relacionamento da empresa brasileira com o Irã - em plena residência de campo do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. “Eu sei de divergências políticas do Irã com outros países, mas o Brasil não tem nenhum problema com o Irã, país que até agora não foi vítima de sanções da ONU (Organização das Nações Unidas).”

Bush afirmou que estava dentro da soberania de cada país decidir seus relacionamentos e que o comércio não estava incluído nas sanções impostas pela ONU ao Irã (há sanções, ao contrário do que disse Lula). Os EUA consideram o Irã um dos países do “eixo do mal”. “Mas nossa posição é que os países deveriam ser cuidadosos ao lidar com o Irã, particularmente porque o Irã está desenvolvendo armas nucleares.”


Lula desembarcou ontem em Camp David às 14h16, acompanhado do embaixador Antonio Patriota e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Após a reunião que durou mais de duas horas, ele e Bush falaram com a imprensa. Bush disse que recebia Lula como “um amigo”. Elogiou o colega brasileiro, falando de seu comprometimento com a democracia, e afirmou que o Brasil é uma nação “influente e importante”. Lula foi menos efusivo. Ao falar sobre meio ambiente, insistiu no tema do aquecimento global e chegou a ecoar o ex-candidato a presidente Al Gore em algumas frases . “O problema climático é como se fosse uma doença grave”, disse Lula

0 Comentários em “Lula contraria Bush e diz que investimento no Irã seguirá”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --