quarta-feira, 25 de abril de 2007

Mangabeira pedirá desculpa ao assumir cargo

Discurso de posse como novo ministro será uma revisão das críticas feitas nos últimos 4 anos

O professor Roberto Mangabeira Unger passou os últimos quatro anos escrevendo artigos de crítica ao governo e ao presidente Lula, algumas de caráter pessoal. Agora, nomeado ministro da Secretaria de Ações a Longo Prazo, ele se esforça na preparação de um discurso de desculpas. Que deve ser feito em 4 de maio, na sua posse como 36º ministro deste governo, segundo pessoa próxima do presidente.Em conversa com Lula por telefone, o professor, que leciona nos Estados Unidos, acertou detalhes do discurso em que fará uma revisão do pensamento que expôs ao longo do primeiro mandato. Para assessores do governo, ele vai precisar explicar muitos artigos, especialmente aquele em que pediu o impeachment do presidente. Durante a crise política de 2005, Mangabeira acusou o governo de corrupção e disse que Lula ameaçava a democracia com o “veneno do cinismo”.

A assessores e ministros, Lula disse que não guarda mágoas de ninguém nem poderia deixar de atender a um pedido do vice-presidente José Alencar, figura mais importante do PRB, partido de Mangabeira. Foi de Alencar a idéia de trazer para o governo o professor. Como o vice raramente faz pedidos, o presidente achou melhor atendê-lo, segundo um interlocutor. É a situação que Lula mais gosta, avaliam assessores: ele terá a oportunidade de ouvir elogios por estender a mão a quem o atacou.

MUDOU DE IDÉIA

Lula comunicou ontem ao PRB a nomeação, num encontro com o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). “Mangabeira, como grande parcela da população, mudou de idéia”, disse Crivella depois. “O presidente entendeu que o Mangabeira estando longe, se guiava pela imprensa, e naquela época parecia ser um consenso que a crise chegaria ao presidente”, argumentou, referindo-se ao fato de o professor lecionar nos EUA.Questionado se não haveria nenhum constrangimento para quem convidava ou quem aceitava o convite, o senador disse que “o constrangimento é de quem não sabe voltar atrás”. “As pessoas têm uma opinião, mas depois podem evoluir para outra opinião.”A nova secretaria vai incorporar o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Núcleo de Assuntos Estratégicos, órgãos que fazem pesquisas e análises. Vinculado atualmente ao Ministério do Planejamento, o Ipea desenvolveu nos últimos anos uma série de pesquisas sobre distribuição de renda e desenvolvimento humano.

0 Comentários em “Mangabeira pedirá desculpa ao assumir cargo”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --