domingo, 1 de abril de 2007

'É plano A ou não há acordo' sobre Doha, diz Lula a Bush

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante conferência de imprensa em Camp David, nos Estados Unidos, que não existe plano B para a Rodada Doha. “Ou é plano A ou não tem acordo”, disse o presidente brasileiro. “E, se não houver acordo em Doha, não haverá vencedores, só perdedores.” O presidente americano, George W. Bush, foi na mesma linha. “Sou um homem de planos A, vocês sabem”, disse Bush, referindo-se a sua resistência em mudar a estratégia americana na guerra do Iraque.

Em relação às negociações comerciais, Lula voltou a criticar os subsídios e as barreiras tarifárias impostas pelos países ricos, especialmente pelos Estados Unidos ao etanol brasileiro. “Sem a eliminação dos subsídios, as oportunidades de desenvolvimento representadas pelos biocombustíveis serão perdidas”, ressaltou Lula. “Por isso é necessário ir derrubando as barreiras ao etanol, para transformá-lo em uma verdadeira commodity.”


Durante encontro no dia 9 de março, em São Paulo, os dois presidentes firmaram parceria para o desenvolvimento de biocombustíveis. Na oportunidade, Lula também pediu a redução das tarifas impostas ao etanol brasileiro, atualmente fixadas em US$ 0,54 por galão. Mais uma vez, Bush afirmou que os EUA podem fazer concessões, desde que tenham contrapartida. “Os EUA estão dispostos a reduzir os subsídios agrícolas de forma substancial”, disse. “Mas esperamos que nossos produtos e serviços - sejam agrícolas ou industriais - tenham acesso a mercados. O que nós não aceitaremos é um acordo unilateral

0 Comentários em “'É plano A ou não há acordo' sobre Doha, diz Lula a Bush”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --