quarta-feira, 21 de março de 2007

Novo PIB mostra maior capacidade de crescer, diz Henrique Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje por meio de sua assessoria de imprensa que o aumento de 2,6% para 3,3% da taxa média de crescimento anual entre 2003 e 2005 confirma que o Brasil tem conseguido ampliar a sua capacidade de crescimento. A elevação da taxa de crescimento foi provocada pela mudança na metodologia de cálculo do PIB usada pelo IBGE.

O presidente do BC destacou que a elevação da capacidade de crescimento da economia ocorreu "a partir da estabilização da economia e da manutenção da inflação baixa e na meta". De acordo com Meirelles, esta é uma conquista que aumenta a previsibilidade da economia, o emprego e a renda da população. "Os novos dados mostram, por exemplo, que somente em 2005, o aumento do consumo das famílias foi superior a 7%", disse Meirelles.


Ele também destacou que o aumento de 11% na estimativa no tamanho da economia brasileira reduziu a relação entre a dívida pública e o PIB. Isto, de acordo com Meirelles, reforça ainda mais o quadro de melhora dos indicadores de solvência do País registrado nos últimos anos. Esta melhora, segundo Meirelles, vem sendo acompanhada de uma redução da "volatilidade macroeconômica".

0 Comentários em “Novo PIB mostra maior capacidade de crescer, diz Henrique Meirelles”

Postar um comentário

 

Consciência Política Copyright © 2011 -- Template created by Consciência Política --